A batata doce tem muito mais benefícios do que você pensa.


Quando consumida com moderação, a batata-doce pode fornecer uma rica concentração de nutrientes. Isso a torna um complemento ideal para suas refeições.

Um número substancial de pesquisas comprovou que essa raiz vegetal naturalmente doce possui componentes antioxidantes, anti-inflamatórios e de combate a doenças.

Qual é o significado das cores da batata-doce?


A batata-doce de cor alaranjada tem essa aparência por causa do carotenoide betacaroteno. Os carotenoides são pigmentos naturais responsáveis pela aparência colorida de algumas frutas e legumes.

Como antioxidante, o betacaroteno pode ajudar a afastar radicais livres que danificam as células através da oxidação, que pode acelerar o envelhecimento e torná-lo vulnerável a doenças crônicas. Esse antioxidante pode ajudar a reforçar seu sistema imunológico, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

O betacaroteno pode ser convertido em retinol ou vitamina A pelo corpo, a qual contribui para a saúde ideal dos olhos e para a visão.

A batata-doce roxa, por outro lado, contém antocianinas, outro tipo de pigmento natural. As antocianinas estão associadas à redução do risco de câncer. Estudos mostram que elas ajudam a suprimir a proliferação de células do câncer de estômago, cólon, pulmão e mama. Elas também previnem coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas se juntem — uma função que pode ajudar a combater doenças cardíacas.

Outros compostos benéficos encontrados na batata-doce

Enquanto a batata-doce alaranjada tem propriedades anticancerígenas, foi descoberto que a batata-doce roxa tem maior capacidade de combater o câncer por ter cianidinas e peonidinas, que têm um efeito positivo contra o crescimento de células cancerígenas.

Esses compostos que combate o câncer, que são mais prevalentes na polpa que na casca, ajudam a reduzir os perigos potenciais de metais pesados como o mercúrio, o cádmio e o arsênico. Isso é benéfico para indivíduos diagnosticados com problemas digestivos como síndrome do intestino irritável e colite ulcerativa, e também para aqueles que desejam reduzir sua exposição a toxinas metálicas.

A batata-doce também contém duas importantes enzimas antioxidantes: a superóxido dismutase de cobre/zinco e a catalase. De acordo com um estudo, a atividade antioxidante da batata-doce roxa é mais que três vezes maior que a de um mirtilo.

Além do teor antioxidante da batata-doce, ela também é uma ótima fonte de vitaminas C e B5, cobre, fibra alimentar, niacina, potássio e ferro.

A batata-doce também pode combater a inflamação

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food relata que a batata-doce tem potencial anti-inflamatório devido à sua concentração de nutrientes. É dito que o extrato de batata-doce ajuda a reduzir a inflamação no cérebro e no tecido nervoso em todo o corpo.

Os fitonutrientes da batata-doce também influenciam o fibrinogênio, uma importante glicoproteína necessária para a coagulação sanguínea. Juntamente com a trombina e a fibrina, quantidades balanceadas de fibrinogênio são importantes para a cicatrização de feridas.

A batata-doce é segura para diabéticos e pré-diabéticos?

De acordo com uma pesquisa realizada na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, a batata-doce é um alimento de baixo índice glicêmico (IG), que libera glicose na corrente sanguínea de forma muito lenta. Alimentos de baixo índice glicêmico também são benéficos para o pâncreas por não sobrecarregá-lo e promover sensação prolongada de saciedade.

Outra pesquisa mostra que a batata-doce pode ajudar a regular o açúcar no sangue por sua capacidade de elevar os níveis sanguíneos de adiponectina, um hormônio proteico fabricado pelas células de gordura para ajudar a regular a metabolização da insulina pelo corpo.

Apesar desses achados, a batata-doce ainda deve ser consumida com moderação. Lembre-se que ela é um alimento naturalmente doce e que suas variedades diferem em relação ao teor de açúcar. Um exemplo é a batata-doce americana, que é cultivada por causa de sua doçura. Ela contém 6,5 gramas de açúcar por 100 gramas.

Se você é diabético ou sofre de problemas relacionados à resistência à insulina, consulte seu médico para saber se é seguro que você consuma batata-doce.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale com a gente (11) 97658-4670

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon

Copyright © 2020 Dr. Ronaldo Gorga. Todos os Direitos Reservados