ALHO: UM SUPERALIMENTO PARA NOSSA SAÚDE?


O alho é uma das ervas culinárias mais importantes que existem no mundo, ajudam a dar um sabor maravilhoso para a comida e ainda pode impulsionar nossa saúde. Comer 1 ou 2 dentes de alho por dia pode ajudar você evitar idas ao hospital.

Curiosamente, o alho é descrito como erva ou tempero, mas na verdade não é nenhum dos dois. O alho cresce no subsolo e brota longos brotos verdes, é mais correto chamá-los de vegetal do que erva, de fato ele pertence à família allium de vegetais, junto com as cebolas e alho-poró.

Por serem vegetais, já dá para imaginar que trazem benefícios para a saúde. Seu "mal cheiro" vem de compostos que contêm enxofre, como a alicina que pode ajudar muito a nossa saúde. Estudos demonstraram os efeitos do alho em mais de 160 doenças diferentes. Em geral, os benefícios se enquadram nessas 4 categorias principais:

  • Reduz a inflamação (reduzindo o risco de osteoartrite e outras doenças relacionadas a inflamação);

  • Reforça a função imunológica (tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias);

  • Melhora a saúde cardiovascular e a circulação (protege contra a coagulação, retarda a placa bacteriana, melhora lipídios e reduz pressão arterial);

  • É tóxico para 14 tipos de células cancerígenas (incluindo cérebro, pulmão, mama, estomago e pâncreas).

Em termos de câncer, o alho tem demonstrado matar células cancerígenas, além disso é conhecido por suas poderosas propriedades antibacterianas e antivirais. A combinação de bioquímicos no alho incluindo taninos, saponinas, fenóis, flavonóides e óleos essenciais, combatem bactérias resistentes a antibióticos.

Um fato intrigante é que o alho matou algumas superbactérias que eram resistentes a mais de 10 antibióticos diferentes. Além de todas essas propriedades, o alho é rico em manganês, cálcio, fósforo, selênio e vitaminas B6 e C, por isso é benéfico para os ossos, tiroide e todo o corpo.

Outros compostos que promovem a saúde incluem oligossacarídeos, proteínas ricas em arginina, selênio e flavonóides. O alho também é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.