ALHO: UM SUPERALIMENTO PARA NOSSA SAÚDE?


O alho é uma das ervas culinárias mais importantes que existem no mundo, ajudam a dar um sabor maravilhoso para a comida e ainda pode impulsionar nossa saúde. Comer 1 ou 2 dentes de alho por dia pode ajudar você evitar idas ao hospital.

Curiosamente, o alho é descrito como erva ou tempero, mas na verdade não é nenhum dos dois. O alho cresce no subsolo e brota longos brotos verdes, é mais correto chamá-los de vegetal do que erva, de fato ele pertence à família allium de vegetais, junto com as cebolas e alho-poró.

Por serem vegetais, já dá para imaginar que trazem benefícios para a saúde. Seu "mal cheiro" vem de compostos que contêm enxofre, como a alicina que pode ajudar muito a nossa saúde. Estudos demonstraram os efeitos do alho em mais de 160 doenças diferentes. Em geral, os benefícios se enquadram nessas 4 categorias principais:

  • Reduz a inflamação (reduzindo o risco de osteoartrite e outras doenças relacionadas a inflamação);

  • Reforça a função imunológica (tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias);

  • Melhora a saúde cardiovascular e a circulação (protege contra a coagulação, retarda a placa bacteriana, melhora lipídios e reduz pressão arterial);

  • É tóxico para 14 tipos de células cancerígenas (incluindo cérebro, pulmão, mama, estomago e pâncreas).

Em termos de câncer, o alho tem demonstrado matar células cancerígenas, além disso é conhecido por suas poderosas propriedades antibacterianas e antivirais. A combinação de bioquímicos no alho incluindo taninos, saponinas, fenóis, flavonóides e óleos essenciais, combatem bactérias resistentes a antibióticos.

Um fato intrigante é que o alho matou algumas superbactérias que eram resistentes a mais de 10 antibióticos diferentes. Além de todas essas propriedades, o alho é rico em manganês, cálcio, fósforo, selênio e vitaminas B6 e C, por isso é benéfico para os ossos, tiroide e todo o corpo.

Outros compostos que promovem a saúde incluem oligossacarídeos, proteínas ricas em arginina, selênio e flavonóides. O alho também é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.

Portanto eu recomendo fortemente que você inclua alho em sua dieta, seja esmagado ou picado em suas receitas, ou até tomando como se fosse um remédio, engolindo para não deixar um cheiro forte em sua boca.

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