EXERCÍCIOS FÍSICOS MELHORAM AS FUNÇÕES DO CÉREBRO?

A ciência ligou os benefícios do exercício físico para o cérebro há muitos anos. De fato, exercícios físicos ajudam a construir não apenas o poder cognitivo, mas também ajuda o cérebro a resistir ao encolhimento promovendo a neogênese, ou seja, a capacidade de se adaptar e desenvolver novas células cerebrais.

Muitos profissionais consideram “momentos de esquecimento” como uma parte normal do envelhecimento. Porém se você perceber lapsos de memória, eu sugiro que você faça mudanças imediatas em seu estilo de vida, assim ajudando a reverter ou minimizar esses lapsos. Seu cérebro é muito adaptável e tem a capacidade de reparar e regenerar, como chamado na área médica: neuroplasticidade.

Pesquisadores da Universidade de Western Sydney descobriram a força manual pode ser um forte indicador da saúde de seu cérebro. Durante o estudo, os pesquisadores avaliaram a velocidade de reação, resolução de problemas lógicos e vários testes de análise de memória. Curiosamente, eles também determinaram que os dados eram consistentemente fortes tanto em pessoas com menos de 55 anos quanto naqueles com mais de 55 anos. A análise representava idade, sexo, peso corporal e educação antes de confirmar que os mais fortes realmente tinham cérebros melhores funcionando

Uma comparação dos resultados entre a população geral e os indivíduos que sofriam de esquizofrenia encontrou fortes semelhanças.A força da mão foi fortemente correlacionada à saúde do cérebro, particularmente na memória de trabalho e velocidade de processamento.

Joseph Firth, Ph.D., de o Instituto Nacional de Medicina Complementar da Western Sydney University, comentou os resultados:

“Esse tipo de novas intervenções, como o treinamento com pesos, pode ser particularmente benéfico para pessoas com problemas de saúde mental. Nossa pesquisa mostrou que as conexões entre a força muscular e o funcionamento do cérebro também existem em pessoas com esquizofrenia, depressão maior e transtorno bipolar - todas as quais podem interferir no funcionamento normal do cérebro. Isso levanta a forte possibilidade de que os exercícios de musculação possam realmente melhorar o funcionamento físico e mental das pessoas com essas condições ”.

Os estudos tenham constatado que o exercício por pelo menos 20 minutos tem um efeito mensurável no funcionamento cognitivo, embora os pesquisadores não possam explicar a causa imediata dos benefícios, as teorias incluem um aumento no fluxo sanguíneo para o cérebro ou uma liberação de proteínas específicas, que demonstraram benefícios neuroprotetores e a estimulação de novos neurônios. O exercício aeróbico regular também parece aumentar o tamanho do seu hipocampo, a área do cérebro envolvida na memória verbal e na aprendizagem.