• Ronaldo Gorga

Usos e benefícios que a suplementação probiótica pode proporcionar


O que são probióticos?

Os probióticos são organismos vivos que podem ser encontrados em alimentos e leite fermentado e geralmente são chamados de boas bactérias. Além dessas fontes de alimentos, os probióticos podem ser tomados como um suplemento para ajudar a diversificar seu microbioma intestinal. A pesquisa mostrou que existem muitos gêneros probióticos que podem promover a saúde, incluindo Lactobacillus, Bifidobacterium, Lactococcus, Streptococcus e Enterococcus. Da mesma forma, um certo gênero de levedura, Saccharomyces, mostrou ser benéfico.

Qual a diferença entre prebióticos e probióticos?

Você pode ter encontrado a palavra “prebióticos” e confundido com probióticos. Em essência, os prebióticos são o combustível usado pelos probióticos para se multiplicar e se desenvolver no intestino. Alimentos que contêm fibras alimentares, como inulina, oligossacarídeos e polissacarídeos, são considerados as melhores fontes de prebióticos. O consumo consistente de alimentos ricos em fibras pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, garantindo uma boa nutrição de seus probióticos.

Além de alimentar probióticos em seu intestino, a fibra dietética pode ajudá-lo de várias maneiras, incluindo reduzir os picos de açúcar no sangue, diminuir o risco de câncer de cólon e controlar o peso saudável, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo. Além disso, a fibra pode ajudar a promover um intestino saudável através de movimentos intestinais regulares.

6 alimentos ricos em probióticos que você pode incluir em sua dieta

Muitas cozinhas gastronômicas ao redor do mundo incluem alimentos ricos em probióticos. Embora esses alimentos sejam principalmente conhecidos por conter bactérias benéficas, eles também são inerentemente ricos em vários nutrientes. Alguns dos alimentos e bebidas ricos em probióticos mais populares incluem:

  • iogurte. Este produto lácteo fermentado tem alguns milênios de idade e inclui cepas de Lactobacillus e Streptococcus. É feito aquecendo o leite e adicionando uma cultura inicial, depois deixando descansar por várias horas para ativar os probióticos.

  • Kefir. É único entre os alimentos fermentados porque contém bactérias benéficas e cepas de levedura. Para fazer kefir, existem ingredientes específicos chamados búlgaros, que fermentam o leite.

  • Chucrute. Literalmente significando "repolho azedo", este prato é de origem chinesa, ao contrário da crença popular de que se originou na Alemanha. É preparado por fermentação de ácido lático.

  • Kimchi. Este é outro prato à base de chucrute semelhante ao chucrute, a principal diferença entre os dois é que o kimchi é salgado por um dia inteiro antes do início do processo de fermentação, junto com muitas outras especiarias, para produzir seu sabor distinto.

  • Natto. Este prato é feito pressionando a soja em um molde e quando armazenado, um fungo natto é introduzido, produzindo sua textura pegajosa familiar.

  • Missô. Consiste em uma sopa feita de soja fermentada e é um item popular na culinária japonesa.

Todos esses alimentos são ricos em várias cepas de probióticos e outros nutrientes. Mas e se o seu microbioma intestinal ainda não estiver equilibrado ou você não puder comer esses alimentos diariamente? Este pode ser o melhor momento para tomar um suplemento probiótico de alta qualidade.

Tipos de suplementos probióticos que você pode encontrar

Os suplementos probióticos são divididos em vários tipos, com base na cepa utilizada no produto. Por exemplo, um dos gêneros mais comuns é o Lactobacillus, tornando-o um tipo muito comum de suplemento probiótico. Outras vezes, são utilizados os gêneros Bifidobacterium ou Saccharomyces. Mas, ao procurar probióticos, você não deve se limitar a apenas um tipo. Como você entenderá mais tarde, é melhor se concentrar em um microbioma muito diversificado, em vez de uma única cepa.

O uso de probióticos em adultos

O século 21 marcou uma virada positiva para a aceitação de suplementos probióticos. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH), o uso de probióticos entre adultos aumentou 3 milhões entre 2007 e 2012. Em outras palavras, o uso quadruplicou em um período de cinco anos. Hoje, ocupa o terceiro lugar entre os principais produtos naturais utilizados, ao lado dos ácidos graxos ômega-3 e da glucosamina.

A maioria das pessoas, incluindo idosos, pode colher as recompensas de um corpo saudável aumentando o número de probióticos. Em um estudo publicado no World Journal of Clinical Cases, os pesquisadores descobriram que as pessoas mais velhas tinham um microbioma intestinal menos diversificado. Tomar um suplemento probiótico pode ajudar a reduzir e controlar os sintomas da diarreia associada a antibióticos.

Eficácia dos probióticos em crianças

A suplementação de probióticos tem aumentado constantemente entre as crianças. O NCCIH relata que em 2012, 5% das crianças nos Estados Unidos consumiram probióticos, e há um crescente corpo de pesquisas relacionadas a crianças que apoiam esse aumento nos números.

Um estudo observa que a suplementação de probióticos pode ajudar a aliviar os sintomas da diarreia infecciosa, reduzindo a duração e a frequência dos movimentos intestinais, e outro estudo relatou achados semelhantes. Da mesma forma, os probióticos podem ajudar a tratar a diarreia relacionada a antibióticos. Outro estudo descobriu que os probióticos ajudam a melhorar a saúde imunológica, pois os pesquisadores descobriram que consumir mais probióticos ajudou a diminuir o risco de infecções do trato respiratório em crianças.

Os probióticos podem ser tomados durante a gravidez?

A gravidez pode causar muitas mudanças no microbioma da mulher, e a saúde intestinal da mãe pode afetar o bem-estar do bebê após o nascimento. Portanto, a suplementação de probióticos durante a gravidez pode ajudar a normalizar os níveis do microbioma intestinal e diminuir o risco de complicações, como pré-eclâmpsia, diabetes mellitus gestacional e infecções vaginais.

Os benefícios dos probióticos também podem beneficiar outras questões adicionais ao corpo da mãe; outro estudo observa que a suplementação de probióticos durante a gravidez também pode ajudar a reduzir o risco de eczema em recém-nascidos.

Qual é o melhor momento para tomar probióticos?

Ao tomar um suplemento probiótico, o tempo é essencial, pois pode ajudar a maximizar as capacidades de colonização do produto. Idealmente, os suplementos probióticos devem ser tomados com o estômago vazio algumas horas antes das primeiras refeições ou após a última refeição do dia. Comer menos açúcar e alimentos não saudáveis ​​também pode aumentar a eficácia do produto.

Mas, se você estiver tomando um antibiótico para uma doença, é melhor tomar um espobiótico, em vez de um probiótico, para combater os efeitos colaterais do medicamento. Um espobiótico é um derivado do gênero Bacillus que usa esporos para restaurar o microbioma intestinal. Uma vez tomado, pode melhorar os outros probióticos intestinais.

Efeitos colaterais probióticos que você deve conhecer

Os benefícios da suplementação de probióticos estão documentados em vários estudos, e o consenso geral é que é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, certas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, que felizmente são menores e facilmente gerenciáveis, como:

  • Desconforto digestivo. Probióticos bacterianos podem causar inchaço e flatulência.

  • Níveis mais elevados de histamina. Certas cepas probióticas podem aumentar a produção de histamina. Quando isso ocorre, os vasos sanguíneos se dilatam e podem causar vermelhidão e inchaço da pele, além de desencadear reações alérgicas.

  • Aumento do risco de infecções. Sob certas circunstâncias, os probióticos podem fazer mais mal do que bem. As cepas probióticas podem entrar na corrente sanguínea e causar sepse, uma condição com risco de vida que pode causar danos a vários órgãos.

Os probióticos podem causar complicações graves, como sepse, endocardite e abscessos hepáticos, em pacientes criticamente doentes ou imunocomprometidos. Se você atualmente sofre de alguma doença debilitante, consulte primeiro um médico.

- Fontes e Referências