Umidade ou quantidade de vapor de água no ar é uma variável que influencia em nossa saúde e sempre ignoramos. A umidade ideal está entre 40% e 60%.
Quanto maior a umidade (comum no verão), maior será a chance de crescimento de fungos e ácaros, o que é perigoso para pessoas com asma e alergias. Já a baixa umidade é igualmente perigosa e pode levar serias complicações a saúde.
Durante os meses de inverno, podemos nos deparar com baixas temperaturas e ar seco com pouca umidade. Este ar seco pode levar a pele seca, nariz e garganta irritados além de coceira nos olhos.
Com o tempo, exposição a baixa umidade pode secar e inflamar a membrana mucosa que reveste nosso trato respiratório. Quando essa barreira não está funcionando adequadamente o risco de resfriados, gripes e outras infecções aumentam. E também nessas condições certos vírus podem sobreviver por mais tempo, aumentando o risco de contrair uma infecção.
Um exemplo é o vírus da gripe que sobrevive por mais tempo e se espalham mais facilmente em níveis de umidade baixos. A umidade reduzida combinada com temperaturas baixas podem causar olhos secos, pois aumenta a evaporação das lagrimas, prejudicando o equilíbrio de umidade necessário para uma superfície ocular saudável.
A pele também pode ficar prejudicada, seca, escamosa e com coceira. O ar seco retira a umidade da pele que pode causar pequenas rachaduras na pele, aumentando o risco de ficar doente, pois elas serão uma porta de entrada para patógenos potencialmente perigosos. Portanto manter níveis adequados de umidade pode ajudar a diminuir taxas de infecções respiratórias e alergias.
Se o ar da sua casa estiver excessivamente seco, provavelmente sua pele ou garganta seca. Para aumentar a umidade de sua casa você pode:
Usar umidificador de ar;
Respire o vapor de uma xícara de chá quente;
Ferva água no seu fogão ou coloque tigelas de água pela casa.
Se você usar um umidificador tome cuidado para não deixar o ambiente muito úmido, pois será um ambiente fértil para bactérias e fungos.
コメント