Você deve se lembrar dos óculos bloqueadores de luz azul que eram populares na década de 1980. As lentes de cor âmbar tinham um pouco de culto e talvez fossem mais conhecidas pela maneira clara como os objetos regulares eram vistos.
No entanto, muitas pessoas não sabem que esses óculos foram originalmente projetados para o programa espacial da NASA. No espaço sideral, os astronautas precisam de proteção ocular poderosa, onde os raios ultravioleta (UV) do sol são incrivelmente fortes.
Um fabricante de óculos de sol desenvolveu um design especial que não apenas bloqueava os raios UV, mas também os raios azuis. Os óculos tinham um "efeito colateral" desejável que fazia os objetos parecerem mais brilhantes, mas os verdadeiros benefícios de bloquear a luz azul mal estão sendo compreendidos.
Muito além dos benefícios para uma visão clara, bloquear a luz azul serve a um importante propósito biológico, ajudando a regular seu relógio interno para controlar os padrões de sono e outras funções corporais. Simplificando, evitar a luz azul à noite é crucial para proteger sua saúde.
Por que a exposição à luz azul à noite afeta o relógio interno do seu corpo?
Um dos maiores e mais negligenciados riscos à saúde do século 21 é a exposição à luz artificial na hora errada do dia. Nossos ancestrais não tinham essas preocupações, pois seu dia começava e terminava com o nascer e o pôr do sol, o que estava perfeitamente sincronizado com seu ritmo circadiano.
Hoje, seu corpo ainda está em sintonia com esse relógio interno. De manhã, a luz azul brilhante sinaliza ao seu corpo que é hora de se levantar. À noite, quando o sol se põe, a escuridão deve lhe dizer que é hora de dormir.
O problema é que a maioria das pessoas nos países desenvolvidos não dorme mais quando o sol se põe.
Em vez disso, acendemos luzes LED, computadores, televisores, tablets e smartphones, todos os quais nos expõem a quantidades variadas de luz azul em uma hora do dia em que realmente não deveríamos. E, como resultado, seu corpo está claramente confuso.
Está ficando cada vez mais claro que uma das maneiras mais baratas e simples de proteger o ritmo interno do seu corpo e, assim, apoiar um sono saudável e um risco menor de muitas doenças crônicas, é usar óculos bloqueadores de luz azul durante o sono.
Os benefícios de usar óculos de bloqueio de luz azul à noite
Os benefícios dos óculos bloqueadores de luz azul são imensos e variados. Por exemplo, em um estudo de Transtornos Bipolares recentemente publicado, usar essas lentes por uma semana levou a resultados surpreendentes entre pessoas com transtornos bipolares.
Pessoas que usaram lentes bloqueadoras de luz laranja entre 18h e 08h por sete dias tiveram uma melhora acentuada nos sintomas de mania em comparação com aquelas que usaram lentes transparentes. Além disso, as melhorias começaram logo após três noites de uso.
Os resultados dramáticos fazem sentido, dada a descoberta relativamente recente de células ganglionares da retina intrinsecamente fotossensíveis, que são receptores em seus olhos que detectam apenas luz azul.
Esses receptores se comunicam com áreas do cérebro que estão envolvidas no controle do relógio biológico (hipotálamo), bem como nos humores e emoções (o sistema límbico).
Em 2009, uma pesquisa publicada na Chronobiology International também encontrou melhorias dramáticas na insônia e no humor em cerca de metade dos pacientes bipolares que usavam óculos bloqueadores de luz azul.
Antioxidantes podem ajudar a proteger seus olhos da exposição à luz azul
A zeaxantina é um antioxidante carotenóide encontrado na retina, mas seu corpo não pode produzi-lo, então você deve obtê-lo de sua dieta. A luteína é encontrada em seu pigmento macular, o que ajuda a proteger sua visão central e ajuda a absorver a luz azul.
Tanto a zeaxantina quanto a luteína são encontradas em altas concentrações na mácula lútea – a pequena parte central da retina que é responsável pela visão central detalhada. Coletivamente, acredita-se que eles desempenhem duas funções principais:
· Absorver o excesso de energia dos fótons
· Capturar os radicais livres antes que eles danifiquem as membranas lipídicas
Como mostrado no white paper: "Juntos, os isômeros de luteína e zeaxantina absorvem um espectro mais amplo de luz azul de alta energia, oferecendo maior proteção ao tecido da retina." Luteína e zeaxantina são encontrados principalmente em vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre (cozidos) que são alguns dos melhores alimentos ricos em luteína.
Você também encontrará esses nutrientes em frutas e vegetais laranja e amarelo. (A palavra luteína na verdade vem da palavra latina "luteus", que significa "amarelo".) As gemas orgânicas de ovos caipiras também são uma boa fonte.
Um plano eficaz para evitar o azul durante a noite
Sua saúde depende de um ciclo regular de luz e escuridão, idealmente ligando e desligando no mesmo horário todos os dias. Além da exposição ao sol pela manhã e ao meio-dia, você pode proteger as necessidades do relógio interno do seu corpo implementando este plano eficaz.
À noite, quando o sol começar a se pôr, diminua as luzes (sejam elas LED, incandescentes ou lâmpadas fluorescentes compactas) e desligue os dispositivos eletrônicos para reduzir a exposição à luz que pode afetar a produção de melatonina.
Depois que o sol se puser, mude para uma lâmpada de baixa potência com luz amarela, laranja ou vermelha, se for necessária iluminação. Uma lâmpada de sal com uma lâmpada de 5 watts é a solução ideal, pois não atrapalha a produção de melatonina.
Se estiver usando um computador ou smartphone, instale o software de bloqueio de luz azul F.lux que altera automaticamente a temperatura da cor da tela à medida que o dia avança, eliminando os comprimentos de onda azuis ao fazê-lo.
No entanto, como mencionado, a solução mais fácil, que comecei a usar recentemente, é simplesmente colocar óculos de cor âmbar que bloqueiam a luz azul.
Depois de colocar os óculos, não importa que tipo de luzes você tenha em sua casa. Você pode até sair com esses óculos caso vá passear em uma área que tenha lâmpadas LED.
Quando estiver pronto para dormir, certifique-se de que seu quarto esteja completamente escuro. A menor luz em seu quarto pode atrapalhar o relógio biológico e a produção de melatonina da glândula pineal.
Para conseguir isso, é uma boa ideia cobrir suas janelas com persianas ou persianas escuras - especialmente se a iluminação pública em sua área tiver lâmpadas LED. Se isso não for possível, use uma máscara de olho para bloquear qualquer luz difusa.
- Fontes e Referências
2, 4Newsweek26 de julho de 2016
7, 8 Current Biology 25 de julho de 2016
9Associação Médica Americana 14 de junho de 2016
Comments