O que é glúten?
O glúten é uma proteína composta por moléculas de glutenina e gliadina que formam uma ligação elástica na presença de água. As propriedades pegajosas encontradas no glúten são responsáveis por manter o pão e os doces juntos, além de dar a eles uma textura mais fofa. Essa característica não é surpreendente, considerando que a palavra "glúten" é derivada da palavra latina para "cola".
Embora faça maravilhas para esses alimentos, o mesmo não pode ser dito para o corpo. A pesquisa mostrou que o glúten pode ser bastante prejudicial para as pessoas devido à grande variedade de complicações que pode causar (mais sobre isso abaixo).
O que o glúten faz ao seu corpo?
O glúten interfere na quebra de nutrientes e na absorção dos alimentos, independentemente de conterem glúten ou não. Isso leva à formação de uma protuberância no intestino que causa constipação e pode impedir a digestão adequada.
Posteriormente, o glúten não digerido faz com que o sistema imunológico ataque as vilosidades, ou saliências em forma de dedos, que revestem o intestino delgado.
Depois, há efeitos colaterais como diarréia ou constipação, náusea e dor abdominal.
O consumo de glúten também pode predispor as pessoas a mais danos e inflamação do intestino delgado, causando má absorção de nutrientes e, portanto, deficiências nutricionais, anemia, osteoporose e outros problemas de saúde.
Um intestino delgado danificado torna uma pessoa também suscetível a doenças que não são de natureza gastrointestinal, por exemplo neurológicas ou psicológicas, além de complicações relacionadas à pele, fígado, articulações, sistema nervoso, entre outras.
Qual é o tipo de alimento que contém glúten?
O glúten é encontrado principalmente em grãos integrais, como centeio, cevada, triticale e aveia, e em variedades de trigo, como:
· Soletrado
· Kamut
· farol
· duro
· Produtos como bulgur e sêmola
Grandes quantidades de glúten também são encontradas nestas farinhas e produtos de trigo:
Farinhas de Trigo
Farinha branca
Toda farinha de trigo
Germe de trigo
Massa
Pão, pão ralado e croutons
Biscoitos, bolos, muffins e doces
Biscoitos salgados
Molhos, molhos e molhos
Produtos de Trigo
Toda farinha de trigo
Triticale
Farelo de trigo
Cuscuz
Tortas de farinha
Cereal
Cerveja
Aveia convencional (tem uma grande chance de se contaminar durante os estágios de crescimento, colheita ou processamento)
Se há outra razão convincente pela qual você não deve comer alimentos processados, é porque esses produtos geralmente contêm glúten. Aqui estão alguns exemplos de alimentos processados que contêm glúten (mesmo que não sejam feitos de grãos):
Caldo processado e cubos de caldo de carne
Comidas fritas
Carne para o almoço e cachorros-quentes
Salsichas
Peru cozido em seu suco
Bolo de caranguejo
Arroz temperado
Pão sem fermento
Molhos para salada
Batatas fritas temperadas e outros petiscos temperados
Casquinhas de sorvete
Doce
Almôndegas
Peixe de imitação
Alimentos de Amido Modificado
Iogurte processado
Pior ainda, os fabricantes enganam seus clientes escondendo glúten em seus rótulos de alimentos com outros nomes, como:
· Maltes
· Amidos
· Proteínas Vegetais Hidrolisadas (HVP)
· Proteínas Vegetais Texturizadas (TVP)
· Sabores naturais
- Fontes e Referências
Comentários