• Ronaldo Gorga

O chocolate que você come contém chumbo?


O chocolate é o lanche favorito de muitas pessoas e pode até ser saudável se você escolher um chocolate amargo de alta qualidade, com alto teor de antioxidantes e baixo teor de açúcar.


No entanto, seu lanche de chocolate pode expô-lo a um ingrediente indesejável, como um grupo de especialistas descobriu chumbo em algumas marcas de chocolate.


Esses especialistas analisaram 50 produtos de cacau. Mais da metade continha chumbo e cádmio em níveis acima dos limites aceitáveis para nossa saúde (o cádmio é um metal com propriedades perigosas, semelhantes ao chumbo).


Embora os fabricantes digam que o chumbo só é encontrado em pequenas quantidades e que vem de fontes naturais, especialistas acreditam que os níveis podem ser desnecessariamente altos.



O chumbo no chocolate é perigoso?

Para crianças, não existe um nível seguro de exposição ao chumbo, embora ainda não se saiba se o consumo de chocolate pode expor seu filho (ou você) a níveis de chumbo altos o suficiente para causar problemas de saúde.


Chumbo ou cádmio foram encontrados em 35 das 50 marcas de chocolate testadas, muitas das quais tinham níveis que excediam o limite de segurança.


Especialistas declaram que as crianças não devem consumir mais de 6 microgramas de chumbo por dia em doces. Os níveis-limite de cádmio nos alimentos não foram estabelecidos.


Para o chocolate, em particular, os limites estipulados pelos especialistas levam a 0,1 partes por milhão (ppm) - o nível que eles acreditam não causar efeitos observáveis.


Uma pesquisa adicional descobriu que as crianças que consomem muito chocolate podem estar particularmente em risco. O estudo concluiu:


“As crianças, que são grandes consumidoras de chocolate, correm o risco de ultrapassar o limite diário de chumbo, visto que um cubo de 10g de chocolate amargo pode conter até 20% do limite diário oral de chumbo.


Além disso, o chocolate provavelmente não é a única fonte de chumbo na sua nutrição. Para os adultos, praticamente não há risco de ultrapassar os limites diários de ingestão de metais traço, porque sua absorção digestiva de metais é muito baixa. "





O chocolate vendido nas lojas deve ter uma etiqueta de advertência?



Embora os especialistas não tenham revelado a quantidade exata de chumbo detectada no chocolate testado, eles disseram que grande parte dele estava contaminado acima do limite da Lei de Segurança Tóxica.

A lei exige que os produtos de consumo com toxinas reprodutivas em potencial ou ingredientes causadores de câncer carreguem rótulos de advertência.


Os rótulos não se aplicam a alimentos que contêm baixos níveis de toxinas que ocorrem naturalmente, embora os especialistas acreditam que os consumidores ainda merecem saber sobre o chumbo e o cádmio no chocolate. O grupo declarou:


“A lei garante que os consumidores recebam um aviso antes de serem prejudicados. Para proteger os consumidores, as empresas devem tomar medidas imediatas para remover esses metais pesados ​​tóxicos de seus produtos ou, pelo menos, alertar de acordo com a lei.


Se os metais pesados ​​não forem removidos, as pessoas precisam ser informadas para se protegerem e às suas famílias. A opinião do consumidor é importante para os fabricantes de alimentos e nós, como consumidores, devemos mostrar às empresas que levamos essa questão a sério.


Se o seu fabricante favorito estiver na lista de um aviso, ligue, tweet ou peça alguma outra maneira de remover ou reduzir os metais pesados ​​de seus produtos. Os investidores também devem considerar o risco potencial, caso possuam ações dessas empresas. "



Qual é o tipo de chocolate mais saudável?


Quanto mais perto você chegar do cacau em seu estado bruto natural, maior será seu valor nutritivo. Se você está procurando seus benefícios para a saúde, grãos de cacau crus são o que você precisa. Cacau se refere à planta, uma pequena árvore perene da espécie Theobroma cacao, e suas sementes secas, também conhecidas como grãos de cacau, antes de serem processadas.


O ideal é comprar grãos inteiros e moê-los (você pode usar um moedor de café) ao usá-los em receitas. Como alternativa, você pode comê-los inteiros, da mesma forma que comeria com lascas de chocolate convencionais. Uma quantidade saudável é provavelmente cerca de meia a 30 gramas por dia.


Ao selecionar o chocolate, procure o maior teor de cacau e o menor teor de açúcar. Em geral, quanto mais escuro o chocolate, maior o teor de cacau. No entanto, como o cacau é amargo, quanto maior a porcentagem, mais amargo ele é (os polifenóis são o que o tornam, e é por isso que os fabricantes os removem frequentemente. Embora sejam esses polifenóis os responsáveis ​​por muitos dos benefícios do cacau à saúde )


A maior parte do chocolate é adoçada para neutralizar o amargor, portanto, o importante é equilibrar o benefício nutricional com a palatabilidade. Para obter os benefícios para a saúde, escolha chocolate cujo percentual de cacau é de 70% ou mais.


O chocolate ao leite não é uma boa opção, pois contém leite pasteurizado e grande quantidade de açúcar, o que diminuirá significativamente seus benefícios à saúde. O chocolate branco é tão rico em açúcar que não contém nenhum dos fitonutrientes, então também não é uma boa escolha.


Devido à potencial contaminação por chumbo e cádmio, sugiro que você também entre em contato com o fabricante de chocolate de sua escolha para descobrir se seus produtos são testados regularmente para chumbo e outros contaminantes.