Com certeza se você pesquisa assuntos fitness, já deve ter lido sobre o jejum intermitente em conjunto com atividade física e seus benefícios. Diversas pesquisas mostram que o exercício em jejum afeta a bioquímica muscular e o metabolismo, que estão ligados à sensibilidade à insulina e ao controle constante dos níveis de açúcar no sangue.
As vantagens de fazer exercícios físicos em jejum é que nossos carboidratos armazenados conhecidos como glicogênio, provavelmente estarão esgotados, portanto isso faz com que nosso organismo queime mais gordura.
Porém devemos tomar um certo cuidado, principalmente em questão de nossos limites, essa técnica pode não servir para muitas pessoas já que com o estomago vazio, relatam uma diminuição de energia, podendo afetar o desempenho.
O sucesso de qualquer programa de perda ou exercício de peso depende de quão seguro é sustentar ao longo do tempo. Se o seu objetivo final é diminuir a gordura corporal e manter o nível de condicionamento físico durante o exercício em jejum, você precisa permanecer na zona segura. Então se você está querendo implementar essa técnica em sua rotina de treino, separei algumas dicas para você conseguir realizar com segurança e efetividade
Escolha o tipo certo de treino
É importante prestar atenção aos nutrientes ingeridos no dia anterior ao exercício e também a sua resistência, por exemplo, geralmente treinos de força requerem mais explosão e resistência, então se você se sente fraco talvez não seja a melhor opção, já o cardio pode ser interessante para você.
Atente-se a sua refeição pós treino
Se treinamos pesado é importante nutrir seu corpo adequadamente, por exemplo, um treino de força pede proteína pós treino, já que ajuda na regeneração e construção dos músculos. É indicado ingerir proteína cerca de 30 minutos depois do treino.
Fique hidratado
Jejum não significa remover a água, de fato devemos beber mais água em jejum para que a fisiologia do nosso corpo funcione corretamente.
Mantenha seus eletrólitos
Uma boa fonte de hidratação com baixa caloria é a água de coco, ela reabastece eletrólitos e ainda é saborosa e ajuda na efetividade. Você pode pensar em algumas bebidas esportivas mas elas podem ser ricas em açúcar, então evite.
Escute seu corpo
Esse é a dica mais importante para você seguir, pois independente do tempo do seu jejum, da sua última alimentação, exercícios em jejum podem não funcionar para algumas pessoas. Se se sentir fraco, tonto, é provável que seja pouco açúcar no sangue ou desidratação, se esse for o caso uma bebida com eletrólitos imediatamente e depois seguir com uma refeição equilibrada é a solução.
Embora o exercício e o jejum intermitente possam funcionar para algumas pessoas, outros podem não se sentir à vontade para fazer qualquer forma de exercício enquanto jejuam. Verifique com seu médico ou profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de nutrição ou exercício.
Comments