• Ronaldo Gorga

Evite estes 12 alimentos de supermercado


Foi feita aos principais especialistas do mundo uma pergunta simples: "Quais alimentos você evitaria?" Aqui estão algumas das respostas reveladoras:


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Tomates enlatados: Um endocrinologista nem chegaria perto de tomates enlatados, as latas são cobertas com uma resina que contém BPA, e os tomates são especialmente perigosos porque o ácido neles decompõe o BPA em quantidades perigosas.

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Carne bovina convencional: a maioria dos pecuaristas alimenta seu gado com grãos, milho e soja para engordá-los, embora estudos mostrem que o gado alimentado com capim é mais rico em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis ​​para o coração e anti-inflamatórios.

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Pipoca de micro-ondas: Os sacos de pipoca são cobertos com ácido perfluorooctanóico (PFOA) e, quando aquecidos, o composto vaza para a pipoca. Este composto tem sido associado à infertilidade.

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Batatas convencionais: batatas não orgânicas são fortemente pulverizadas com herbicidas, pesticidas e fungicidas - muitos produtores de batata não comem as batatas que vendem, em vez disso, plantam suas próprias colheitas em lotes separados, excluindo produtos químicos.

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Salmão de viveiro: O salmão de viveiro é armazenado em piscinas e alimentado com penas de galinha e pellets. Um estudo científico sobre a contaminação de peixes mostrou altos níveis de agentes cancerígenos, como DDT e PCBs.

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Leite convencional: Vacas leiteiras são alimentadas com hormônios de crescimento para maximizar a produção de leite, o que resulta em maior incidência de infecção do úbere e pus no leite.

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Maçãs convencionais: as maçãs são frequentemente pulverizadas com pesticidas e pesticidas que têm sido associados à doença de Parkinson.

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Mais alimentos que você deve evitar


Os sete alimentos de mercearia estão na lista de alimentos a serem evitados, a propósito, embora eu não limite as frutas a serem evitadas apenas às maçãs convencionais.


Eu gostaria de adicionar mais alguns alimentos a esta lista também, tornando-a nossa lista dos 12 principais alimentos para evitar comprar no supermercado local.



Alimentos geneticamente modificados


Não se engane sobre isso; alimentos geneticamente modificados (GM) ou transgênicos podem ser um dos aspectos mais perigosos de nosso suprimento de alimentos. Eu recomendo evitar todos os alimentos GM.


Uma vez que mais de 90 por cento de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é milho transgênico e mais de 95 por cento de toda a soja é transgênica, isso significa que TODOS os alimentos processados ​​encontrados em sua mercearia local não atendem ao padrão. rotulado "USDA Organic ", pois provavelmente contêm um ou mais componentes transgênicos.


Para evitar alimentos geneticamente modificados, em primeiro lugar, memorize a seguinte lista das culturas transgênicas mais conhecidas e usadas com frequência:




Os seguintes produtos frescos também são transgênicos:


  • Abobrinha

  • Abóbora Torta

  • mamão havaiano



Para evitar efetivamente alimentos transgênicos, evite todos os produtos que contenham milho, soja, canola e qualquer um de seus derivados, a menos que sejam rotulados como 100% orgânicos.


Por favor, entenda que, a menos que você compre todos os seus alimentos orgânicos, ou cultive seus próprios vegetais e crie seu próprio gado, ou pelo menos compre todos os alimentos integrais (mesmo que cultivados convencionalmente) e os prepare em casa, é provável que você esteja consumindo alimentos geneticamente modificados comidas todos os dias.


Que impacto final esses alimentos GM terão em sua saúde? Ainda é desconhecido, mas o aumento de doenças, infertilidade e defeitos congênitos parecem estar entre os primeiros efeitos colaterais da lista.




Frutose


O ingrediente adicional prejudicial à saúde presente em excesso em alimentos processados, refrigerantes e outras bebidas adoçadas é a frutose, geralmente na forma de xarope de milho rico em frutose (HFCS).


As evidências estão aumentando mostrando que o excesso de açúcar, e a frutose em particular, é o principal fator que causa não apenas a obesidade, mas também doenças crônicas e potencialmente fatais. Na verdade, estou convencido de que a frutose é uma das principais causas de muito sofrimento desnecessário como consequência de problemas de saúde e morte prematura.


Muitos especialistas em saúde argumentam que o açúcar e a frutose com moderação são perfeitamente normais e fazem parte de uma dieta saudável.


O problema central por trás dessa objeção vigorosa é que a frutose é atualmente usada em quase todos os alimentos processados ​​(independentemente de esses alimentos conterem ou não adoçantes). Caso em questão: a principal fonte de calorias da América é o xarope de milho rico em frutose (HFCS) na forma de refrigerante!


Agora, se você conseguir manter sua ingestão total de frutose em menos de 25 gramas por dia, isso não causará grandes problemas de saúde. Infelizmente, embora isso seja teoricamente possível, muito poucas pessoas estão realmente fazendo isso.


Devido à prevalência de HFCS em alimentos e bebidas, a pessoa média consome 1/3 de meio quilo de açúcar TODOS OS DIAS.


Lembre-se que é a MÉDIA; muitas pessoas realmente consomem mais que o dobro dessa quantidade.

Adoçantes artificiais


Depois de tomar a decisão de reduzir drasticamente o açúcar e a frutose, não cometa o erro de substituí-los por alimentos e bebidas adoçados artificialmente. É importante entender que estas são substâncias tóxicas que podem causar estragos em seu corpo.


Adoçantes artificiais, como a frutose, também são muito comuns em alimentos processados. O aspartame, por exemplo, pode ser encontrado em mais de 6.000 produtos.


Estudos não apenas mostraram que alimentos e bebidas "diet" ou dietéticos arruínam a capacidade do seu corpo de contar calorias, aumentando o risco de ganho de peso, mas também têm sido associados a vários efeitos negativos à saúde, como danos intestinais, diabetes, doenças cerebrais danos, parto prematuro e câncer, só para citar algumas das consequências mais graves. O acessulfame de potássio (ou acessulfame-K) é outro adoçante artificial, que tem sido associado a tumores renais.




Dieta ou água light



A água pura é a bebida mais saudável que você pode beber. Você precisa de água para sobreviver. No entanto, campanhas publicitárias chamativas transformaram a parte essencial de sua dieta em um desastre… permitindo que a indústria de alimentos e bebidas encontrasse uma maneira de transformar água perfeitamente saudável em uma mistura tóxica.


Estou falando de água com sabor, "zero calorias" ou águas leves.


Se você ainda não é um ávido leitor de tags, é hora de se tornar um deles para não cair nessas táticas de marketing inteligentes. Águas melhoradas tornaram-se um negócio extremamente lucrativo, pois as pessoas começaram a eliminar os refrigerantes acreditando que é uma alternativa melhor.


Evite ser enganado!


Porque, além de adoçantes e corantes artificiais, esses produtos de água melhorados também podem conter grandes quantidades de açúcar e frutose, aumentando os muitos problemas de saúde causados ​​​​pelo consumo excessivo de frutose.


Por exemplo, o Glaceau VitaminWater (fabricado pela empresa Coca-Cola) tem 33 gramas de açúcar em cada garrafa, que é apenas 6 gramas a menos que uma lata de Coca-Cola. Além disso, o tipo de frutose encontrado em VitaminWater é o pior tipo - frutose cristalina - que é ainda mais prejudicial à sua saúde do que o xarope de milho rico em frutose (HFCS). O teor de frutose cristalina é de 99 por cento de frutose, enquanto o teor de HFCS é de apenas 55 por cento de frutose.


É evidente que qualquer tipo de água, a menos que seja água pura, NÃO melhorará sua saúde e deve ser totalmente evitada.



Carnes processadas



Por fim, as carnes processadas, como cachorros-quentes, frios, bacon, calabresa, contêm compostos perigosos, aumentando a lista de alimentos que você deve evitar ou eliminar completamente. Esses compostos incluem:


  • Aminas heterocíclicas (HCA) - Um potente agente cancerígeno, criado quando carne ou peixe é cozido em altas temperaturas.


  • Nitrito de Sódio - Um agente conservante e antimicrobiano comumente usado que também adiciona cor e sabor a carnes processadas e curadas.


  • Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs): Muitas carnes processadas são defumadas como parte do processo de cura, o que causa a formação de PAHs.


  • Produtos Finais de Glicação Avançada (AGE): Quando os alimentos são cozidos em altas temperaturas - incluindo pasteurização ou esterilização - a formação de AGEs nos alimentos aumenta. Os AGEs se acumulam em seu corpo ao longo do tempo, causando estresse oxidativo, inflamação e um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes e doenças renais.



Esta recomendação é apoiada por um relatório recente encomendado pelo World Cancer Research Fund (WCRF). O estudo, que avaliou os resultados de mais de 7.000 estudos clínicos, foi financiado por dinheiro arrecadado do público em geral, de modo que os resultados não foram influenciados por interesses pessoais. É também a maior revisão das evidências já realizada, confirmando os resultados acima: carnes processadas aumentam o risco de câncer, especialmente câncer de intestino, e NENHUMA quantidade de carne processada é "segura".


Uma análise anterior do WCRF descobriu que comer apenas um cachorro-quente por dia aumenta o risco de desenvolver câncer de cólon em 20%, e outros estudos descobriram que consumir carnes processadas aumenta o risco de:


  • Câncer de cólon em 50 por cento


  • Câncer de bexiga em 59 por cento


  • Câncer de estômago em 38 por cento


  • Câncer de pâncreas 67 por cento

As carnes processadas também podem aumentar o risco de diabetes em 50% e reduzir a função pulmonar e aumentar o risco de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Se você ainda deseja ou precisa de um cachorro-quente ou outras carnes processadas de vez em quando, pode reduzir seu risco:


  • Procure por variedades "não curadas" (não tratadas ou curadas) que não contenham nitratos.


  • Escolha variedades que digam 100% carne, 100% frango, etc. Esta é a única maneira de saber que a carne é proveniente de uma única espécie e não inclui subprodutos como (pele de frango, gordura de frango ou outras partes).


  • Evite qualquer tipo de carne que contenha MSG, xarope de milho rico em frutose, conservantes, cores ou sabores artificiais.



Idealmente, você deve comprar cachorros-quentes e outras carnes processadas de um pequeno agricultor local que possa lhe dizer exatamente o conteúdo desses produtos.




FONTES E REFERÊNCIAS


Food Matters May 12, 2011

NaturallySavvy.com June 1, 2013

Canadian Journal of Gastroenterology September, 2011; 25 (9): 511

J Toxicol Environ Health A. 2008;71(21):1415-29

Study presented at the American Stroke Association's International Stroke Conference 2010

NaturallySavvy.com June 1, 2013

Center for Science in the Public Interest “Food Dyes: A Rainbow of Risks” (PDF)