Uma maneira simples de melhorar o sabor de seus alimentos e melhorar a saúde é acrescentando ervas e especiarias, existem diversos tipos delas, com diversos sabores. E quando falamos sobre especiarias, açafrão e seu ingrediente ativo curcumina podem ter efeitos benéficos para nós.
Quem gosta de curry, provavelmente gosta de açafrão já que é este tempero alaranjado que faz a base de muitos pratos de curry. É uma ótima escolha para adicionar em sua dieta, mas para obter todos os benefícios que a curcumina tem a oferecer procure um extrato de cúrcuma que contenha 100% de ingredientes orgânicos e pelo menos 95% de curcuminoides.
E pesquisas vem mostrando que ela pode ter um papel importante na prevenção e tratamento de doenças cronicas, além de ajudar pessoas a lidar com a obesidade e doenças metabólicas relacionadas com à obesidade.
A curcumina é conhecida pela sua potente propriedade anti-inflamatórias e a inflamação crônica é a marca da maioria das doenças crônicas, como diabetes, artrite e doenças cardíacas. Mas muitas pessoas não estão cientes de que a obesidade contribui para um estado de inflamação crônica, que pode desencadear distúrbios metabólicos, como resistência à insulina e diabetes tipo 2.
Portanto a curcumina tem interações com varias vias de transdução de sinal, processo pelo qual as funções biológicas são reconhecidas, também em reverter a insulina, hiperglicemia, hiperlipidêmica.
Essas descobertas podem permitir novas estratégias de tratamento fotoquímico, pois o custo é relativamente baixo e ainda é simples de adiconar a dieta. E não para por ai, pesquisas anteriores mostraram que a curcumina reduz a formação de tecido adiposo suprimindo os vasos sanguíneos necessários para sua formação.
A perda de peso é um dos muitos benefícios que esta especiaria pode trazer para nós, ela tem demonstrado influenciar mais de 700 genes e pode inibir tanto a atividade quanto a síntese de enzimas que implicam na inflamação, além de ter propriedades anti-cancer, mais especificamente, ela ajudou:
Inibir a proliferação de células tumorais;
Diminuir a inflamação;
Inibir a transformação de células normais para tumores;
Inibe a síntese de uma proteína que ajuda na formação de tumores;
Ajuda o corpo a destruir as células cancerígenas mutantes para que elas não se espalhem pelo corpo;
Ajuda a prevenir o desenvolvimento de suprimento adicional de sangue necessário para o crescimento de células cancerosas.
Além do mais a curcumina é uma poderosa especiaria porque pode ajudar nas seguintes condições:
Fibrose cística;
Diabetes tipo 2;
Doença inflamatória intestinal;
Artrite reumatoide;
Cataratas;
Cálculos biliares;
Regeneração muscular e regeneração de células cerebrais após AVC;
Doença de Alzheimer;
Reduz os níveis de colesterol;
Protege o fígado contra danos;
Inibe a replicação do HIV;
Suprime os sintomas da esclerose múltipla.
Mas você deve estar se perguntando em como usar a curcumina, você pode usá-la em sua comida ou açafrão (que contém curcumina), ou até então tomar em forma de suplemento. para muitos esse é o melhor método para obter os benefícios para a saúde.
Comments