Podemos ver que muitas crianças antes dos 5 anos de idade que não tem uma alimentação adequada podem ter anemia, caries, hiperatividade entre outros.
Nutrientes de alta qualidade são essenciais para ajudar seu filho alcançar seu potencial máximo. Mas hoje em dia a dieta de crianças são lotadas de açúcar, com pouca fruta e vegetal, por isso as crianças de hoje em dia são menos saudáveis que a maioria das gerações anteriores.
Doenças como obesidade, diabetes tipo 2. Hipertensão eram doenças que normalmente só apareciam na meia idade, agora é cada vez mais comum encontrar crianças sofrendo com elas.
Além disso a saúde mental do seu filho está ligada com a alimentação dele. Um estudo feito na Inglaterra mostrou que crianças que tiveram uma dieta com a maioria de alimentos processados aos 3 anos de idade, tiveram QI menores. Ainda mais uma dieta de junk food pode aumentar as chances para:
Asma;
Eczema;
Alergias;
Condições inflamatórias;
Doenças autoimunes;
Doenças cardíacas;
Câncer.
As deficiências nutricionais nos primeiros anos de vida do seu filho podem até levar a déficits na função cerebral que os colocam em risco de problemas comportamentais - da hiperatividade à agressão - que podem durar até a adolescência e além dela. É por isso que a importância da nutrição adequada simplesmente não pode ser exagerada.
Aproveite enquanto seus filhos ainda estão pequenos para moldar os seus hábitos alimentares, apresentando sabores naturais, texturas e não acostume seu filho com açúcar e alimentos processados. Isso não quer dizer que crianças mais velhas não podem mudar seu paladar para gostar de alimentos reais, porém é mais fácil quando eles aprendem amar esses alimentos desde pequeno.
Muitos pais acham que alimentos processados não prejudica seus filhos, ou preferem que seus filhos comam estes tipos de alimento do que não comer nada ou simplesmente os pais já tem esse habito não saudável e transmitem para os filhos. Porém estes fatos não podem ser desculpas quando se trata da saúde do seu filho.
Nosso paladar não é construído da noite para o dia, por isso para fazer com que seu filho goste de alimentos reais, é importante desde a época da amamentação, a mãe ter uma dieta saudável, já que o leite assume sabores de o que a mãe consome. É importante também não desistir de fazer seu filho comer alimentos saudáveis, mesmo que eles recusem de começo ou pareçam não gostar, para uma criança gostar de algum alimento é necessário de 10 a 15 exposições, seja persistente e ensine a seu filho e para a família toda o perigo de comidas processadas.
Se você se preocupa com seus filhos atravessando a rua sozinho ou com ele mexendo com fogo, porque você não se preocupa com a alimentação deles? As consequências de uma escolha ruim irão aparecer ao decorrer dos anos. Portanto não acostume seu filho com alimento processados e sim com alimentos saudáveis.
Comments