top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Coronavírus: Cuidados para voltar a rotina



Será que os comércios poderão voltar ao normal? Todos nós temos esperança de que o Brasil e o mundo vença essa doença, controlando os casos e achando uma cura ou vacina. Porém enquanto isso não acontece devemos tomar todos os cuidados necessários, como lavar as mãos e usar máscaras.


Muitos países já estão na fase de reabrir alguns comércios, mas será que nós brasileiros estaremos preparados para quando esse dia chegar? Mesmo com os comércios abertos nesses países medidas de seguranças devem ser redobradas para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.


Seja um escritório, fábrica, consultório, restaurante ou loja, como saber se estamos seguros? As empresas devem tomar protocolos de segurança, começando com a continuação do distanciamento, como por exemplo, colocar faixar para manter uma distância segura entre funcionários e clientes, ou também em restaurante, optar por espaços abertos com mesas afastadas, deixando garçons longe o suficiente par reduzir riscos.


Isso serve para qualquer tipo de estabelecimento, devemos buscar manter uma distancia segura, medir a temperatura antes da entrada, garantir que todos estejam usando máscaras, além de que medidas de higiene devem ser redobradas e o espaço higienizado com uma frequência maior, se possível colocar estações para desinfetar as mãos, seja com álcool gel ou água e sabão em lugares estratégicos do comércio.


Outro ponto a ser colocado é sobre a ventilação do local, procure aumentar o fluxo de ar, seja deixando mais janelas abertas ou garantir que o filtro do ar condicionado seja trocado com frequência.


Vale lembrar que o empregador deve buscar todas essas medidas e garantir que todos

seus funcionários tenham equipamentos de segurança e todos estejam protegidos e com saúde para que exerçam sua função corretamente.


Estamos preparados? Provavelmente não, porém precisamos começar a nos preparar para quando esse dia chegar e conseguir manter a economia girando sem causar mais prejuízos para nossa saúde e sociedade.



bottom of page