Você já teve um ataque de soluços desconfortável em um momento específico de sua vida? Todos nós já experimentamos o problema de tentar silenciar os soluços o máximo possível e, ao mesmo tempo, esperar corrigi-los rapidamente.
O que é Soluço?
Na verdade, os soluços são causados por espasmos involuntários do diafragma. O diafragma se contrai e ajuda a remover o excesso de ar do estômago. Mas tem havido várias teorias, incluindo algumas que remontam ao mundo pré-evolutivo.
Quando os soluços ocorrem, a ação é desencadeada pelo tronco cerebral, que aparentemente ainda envia sinais para realizar ações que se tornaram inúteis. Um deles é o aparecimento de soluços, e o sinal que o cérebro envia ao diafragma para expelir a água das brânquias.
Causas comuns de soluços
Soluços podem acontecer a uma pessoa devido a vários fatores. Algumas das principais causas de soluços incluem:
Comer demais ou comer muito rápido
Isso pode causar soluços, porque comer muito rápido permite que você coma demais, pois não dá ao seu corpo tempo suficiente para medir o conteúdo do estômago. Além disso, comer muito rapidamente permite que você engula mais ar do que o normal.
Beba bebidas alcoólicas
Diz-se que beber álcool causa soluços porque produz refluxo ácido. Devido ao refluxo ácido, o nervo vago, que vai do cérebro ao abdômen, fica irritado, causando soluços.
Comer comida picante
Além disso, comer alimentos picantes pode causar soluços, porque isso libera criptocapsina, capsaicina, capsicidina e outros produtos químicos. Estes irritam o esôfago e o estômago, e às vezes até chegam aos pulmões. Soluços são a maneira do seu corpo expelir produtos químicos de seus pulmões.
Estresse
Além disso, o estresse e a ansiedade podem causar soluços porque desencadeiam uma rápida mudança no padrão e na taxa de respiração de uma pessoa. Isso pode causar soluços devido à pressão que exerce no diafragma.
Beber bebidas gaseificadas
Refrigerantes e outras bebidas carbonatadas permitem que o excesso de dióxido de carbono (CO2) entre no estômago. Posteriormente, isso produz soluços para expelir o excesso de CO2 com moderação.
Considere que existem outros fatores que podem sugerir uma causa subjacente mais séria. Soluços persistentes podem ser causados por um desequilíbrio hormonal se você estiver grávida, irritação do nervo quando os nervos do diafragma estão irritados, tumores cerebrais ou câncer se o tumor pressionar o diafragma.
Maneiras de se livrar de soluços moderados
Existem inúmeras maneiras de se livrar dos soluços. Algumas pessoas podem dizer que prender a respiração pode fazer com que ela pare, enquanto outras confirmam que gargarejar com água gelada resolverá o problema.
Essas coisas podem funcionar para algumas pessoas e não funcionar para outras. Mas não fique desapontado, pois existem outras maneiras de ajudá-lo a se livrar dos soluços, como estes truques simples:
Respire em um saco de papel
Diz-se que respirar em um saco de papel ajuda a parar os soluços porque o aumento do dióxido de carbono que entra nos pulmões permite que o diafragma se contraia, permitindo que a respiração volte ao normal. Isso funciona de maneira semelhante a quando você prende a respiração.
Beber água
Beber água limpa faz com que você use uma espécie de movimento rítmico ao longo do esôfago, o que, por sua vez, ajuda o corpo a reverter os espasmos do diafragma. Da mesma forma, diz-se que beber água fria acalma a parte irritada do diafragma e permite que a respiração volte ao seu ritmo normal.
Coma uma fatia de limão com angostura amarga
Esta é a cura que os bartenders dizem que realmente funciona para seus clientes. A pessoa que tem soluço é orientada a comer uma fatia de limão (sem sementes), que foi embebida em bitter de angostura. Isso aparentemente funcionou em 14 das 16 pessoas testadas.
Pressione a palma da mão com o polegar
Diz-se que pressionar o centro da mão impede que seu corpo se concentre no fato de que você está soluçando.
Como você pode prevenir soluços?
Embora a probabilidade de soluços certamente não possa ser completamente eliminada de sua vida, há certos pontos que você deve ter em mente para evitar os típicos ataques de soluços. Leve em consideração os seguintes aspectos:
Coma devagar e mastigue bem os alimentos
Evite falar enquanto come
Evite beber álcool ou qualquer alimento que possa causar refluxo ácido
Evite fumar cigarros
Se você tiver soluços de vez em quando, não há com o que se preocupar. É normal ter um ataque de soluços em algumas ocasiões. Ocorre até mesmo em bebês ainda não nascidos. Na próxima vez que você tiver um ataque de soluços, tente as sugestões listadas acima para se livrar dele o mais rápido possível.
- Fontes e Referências
opções de tratamento para soluços. Medicamentos para Cuidados Paliativos. setembro de 2011
McLaughlin, agosto. O que causa soluços depois de comer 3 de abril de 2015
Por que tenho soluços quando bebo? Forma. 21 de dezembro de 2015.
Por que às vezes soluçamos depois de comer comida picante? Tempos de Índia. 20 de novembro de 2003
Ansiedade, Soluços Gatilho de Estresse. Costa Sul Hoje. 5 de agosto de 2009.
6 coisas que seus soluços estão tentando lhe dizer. Prevenção. 23 de outubro de 2015.
Perguntas e Respostas Tem Soluços?, Dr. Weil. 27 de fevereiro de 2006.
Por que temos soluços? A água potável os elimina? Tempos de Índia. 29 de março de 2003
Cura de soluços: como parar soluços com 9 truques rápidos, Reader's Digest
Uma Cura Amarga. New England Journal of Medicine. 31 de dezembro de 1981
Comentarios