top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

Como se livrar das estrias naturalmente


O que causa o aparecimento de estrias?



Como o nome indica, as estrias são causadas por um estiramento súbito da camada dérmica da pele, como ocorre durante a gravidez. Geralmente aparecem como pequenos estuários ao longo da pele. Essas estrias também são conhecidas como estrias gravídicas.


As estrias geralmente aparecem nas coxas, abdômen, nádegas e, às vezes, nos ombros. Existem dois fatores pelos quais as estrias aparecem:


• Fatores Físicos


Se você observar atentamente a manifestação física das estrias, notará que elas geralmente aparecem em regiões do corpo conhecidas por serem altamente suscetíveis ao rápido aumento da circunferência.


A camada dérmica da pele é esticada, fazendo com que pareça rachada e rasgada. É por esta razão que as estrias aparecem durante a gravidez. Muitas vezes, as estrias são causadas por mudanças no peso.


Eles também podem ser vistos em pessoas que se exercitam, devido ao desenvolvimento da massa muscular.


No caso das grávidas, as estrias aparecem quando ganham mais peso do que o normal. Por esse motivo, muitas gestantes decidem reduzir a ingestão de alimentos.


No entanto, vale ressaltar que a redução da ingestão de alimentos durante a gravidez não é recomendada, pois pode causar deficiências nutricionais, o que pode comprometer a segurança de você e do feto.


• Fatores Hormonais


Estudos sugerem que as estrias também aparecem devido a alterações hormonais. O desequilíbrio hormonal que ocorre durante a gravidez e a puberdade interrompe a produção de elastina e colágeno, fazendo com que sua pele perca sua elasticidade e rasgue.


As estrias também podem se manifestar durante a puberdade e o surto de crescimento. O corpo não está acostumado com essa transição rápida de altura e nesse período a pele se estica mais do que está acostumada.


Outro fator de risco menos conhecido para estrias é a síndrome de Cushing. As estrias são indicativas desta síndrome porque faz com que o corpo produza uma quantidade aumentada de cortisol.


A síndrome de Cushing causa ganho de peso e afinamento da pele, o que causa a formação de estrias roxo-avermelhadas.




Existem 2 tipos de Estrias



As estrias variam em cor e aparência. No entanto, eles podem ser classificados em dois tipos:


  • As estrias vermelhas (estrias rubras) aparecem devido ao estiramento da camada dérmica da pele, permitindo que os vasos sanguíneos sejam vistos sob a camada dérmica.


  • Estrias brancas (estrias albas) aparecem onde os vasos sanguíneos estão desbotados, permitindo que a gordura seja vista abaixo da camada dérmica. Isso explica sua aparência branco-prateada.




Experimente estas técnicas naturais para ajudar a reduzir as estrias



Há um grande número de remédios para estrias no mercado hoje, alguns deles até alegando que podem fazer as estrias desaparecerem em poucos dias ou semanas. A triste verdade é que, apesar do alto custo, muitos desses produtos são praticamente inúteis.


As estrias geralmente desaparecem com o tempo, mas se você quiser acelerar o processo, existem muitas maneiras naturais de ajudá-lo a combater o aparecimento repentino de estrias:


  • Use Óleos Essenciais Naturais


Existem muitos disponíveis no mercado que podem ajudar a combater o aparecimento de estrias. Estes incluem óleos de lavanda, sândalo, incenso e tangerina.


Antes de usar esses óleos, recomendo diluí-los em um óleo transportador seguro ou óleo comestível na proporção de 2: . Observe que o óleo de incenso não deve ser usado durante a gravidez e lactação, pois pode desencadear a menstruação e o parto prematuro.


  • Esfregue Aloe Vera nas Áreas Susceptíveis de Estrias


Aloe vera é famoso como remédio natural contra vários problemas de pele devido às suas qualidades hidratantes, refrescantes e curativas. O gel de aloe vera é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios e seu uso constante pode ajudar a tornar as estrias menos visíveis.


Se você planeja usar aloe vera em suas estrias, pegue o gel de folhas frescas de aloe vera e use-o para massagear as áreas onde estão as estrias. Faça isso duas vezes por dia e você verá suas estrias começarem a clarear.


  • Use suco de limão


O suco de limão é famoso por suas propriedades clareadoras, mas também pode aumentar a produção de colágeno da pele devido à alta quantidade de vitamina C que contém.


Basta espremer um limão grande e aplicar o suco nas estrias. Deixe descansar por cerca de 15 a 20 minutos e depois lave com água fria.


  • Use claras de ovo


As claras de ovo contêm proteínas e certos aminoácidos que podem ajudar a curar a pele, clareando a aparência das estrias. Basta bater duas claras de ovo em uma consistência pastosa. Aplique esta pasta em suas estrias e deixe secar. Lave com água morna. Repita uma vez por semana.


Como evitar que as estrias apareçam em primeiro lugar


Para evitar estrias, você precisa se manter hidratado por dentro e por fora. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter sua pele livre de estrias:


O óleo de coco também pode funcionar como um hidratante corporal para manter a pele hidratada, esfoliar a camada externa e dar elasticidade extra. Isso evitará que a camada dérmica se quebre e desenvolva estrias.


  • Beba quantidades suficientes de água pura e limpa. Manter-se hidratado realmente tem muitos efeitos positivos em seu corpo. Ajuda na prevenção de estrias porque dá à pele hidratação suficiente para evitar o aparecimento dessas marcas quando você ganha peso ou fortalece os músculos.


O conselho de beber oito copos de água por dia não se aplica a todos. A quantidade de água que você realmente deve consumir varia de pessoa para pessoa. Depende de fatores específicos, como os alimentos que você come, quanto você sua e quanto líquido você ingeriu durante o dia.


Para descobrir se você está desidratado, recomendo usar sua urina para ver se está bebendo água suficiente. Leve em consideração alguns fatores como quantidade, cor e cheiro.


Se você não urina há várias horas, isso pode ser uma indicação de que você não está bebendo água suficiente para eliminar as toxinas do corpo.


  • Aplique óleo de coco em áreas suscetíveis a estrias. O óleo de coco é famoso por ter muitos usos. Este óleo multiuso é famoso por suas propriedades antimicrobianas e antibacterianas e pode ser usado como demaquilante, limpador facial, esfoliante corporal, desodorante e até mesmo como ingrediente em sabonetes.


Comer de maneira saudável. Nutrir seu couro com alimentos integrais permitirá que você mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais. Ao comer uma dieta balanceada, você também estará evitando mudanças de peso que podem causar estrias. Ajuda a manter um peso consistente e evita o acúmulo de gordura, o que muitas vezes causa a formação de estrias no abdômen e nas coxas.


Evite beber álcool. Evite ao máximo o consumo excessivo de álcool. O álcool é conhecido por retirar a umidade do seu corpo, o que resseca a pele mais do que o normal. Essa secura aumentará o risco de estrias.


Obtenha vitamina E. A vitamina E é famosa por seu papel na manutenção da saúde da pele. Também é conhecido por preservar o colágeno encontrado na pele, o que ajuda a manter sua elasticidade.


Exercite-se regularmente. O exercício regular ajudará a manter sua pele esticada e seu peso sob controle, evitando ganho ou perda repentina de peso.



Aqui estão algumas das melhores maneiras de evitar a formação de estrias. Mas antes de se estressar com isso, saiba que é completamente normal tê-los em algum momento de sua vida. É a forma como o corpo se adapta às mudanças físicas. As estrias não alteram sua composição corporal e não há necessidade de se envergonhar se as tiver.


No entanto, se eles parecerem mais do que o normal, isso pode significar que você precisa reavaliar seu estilo de vida, pois pode estar experimentando ganho ou perda de peso. Sinta-se à vontade para experimentar essas soluções naturais para ajudá-lo a dizer adeus às estrias!



FONTES E REFERÊNCIAS


Comments


bottom of page