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  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Como o Jejum Pode Ajudar a Regenerar o seu Pâncreas



O Jejum é uma técnica poderosa e acessível para melhorar a sua saúde. Estudos em animais mostram que uma dieta que imita o jejum pode ser benéfica para a regeneração do pâncreas, além de ajudar a reverter sintomas da diabetes. Em outra pesquisa, que utilizou ratos de laboratório, restringir a ingestão calórica diária a um período de seis horas reduziu significativamente os níveis de uma proteína mutante associada à doença de Huntington.


Esses estudos destacam a eficácia do jejum intermitente como uma terapia natural e acessível para melhorar a saúde, além de enfatizar a importância de mais pesquisas nesta área. Com isso, o jejum pode ser uma ferramenta poderosa para que você possa assumir o controle da sua saúde.


Dados esses resultados, bem como os de outras pesquisas, os benefícios impressionantes do jejum continuam surgindo. Se você ainda não parou para pensar em como jejuar pode melhorar sua saúde, peço que continue lendo e considere adotar um destes três métodos: a dieta que imita o jejum, o jejum intermitente ou o jejum à base de água. O jejum é uma das melhores ferramentas que você pode usar para combater doenças crônicas.


Dieta que imita o jejum regenera o pâncreas e elimina a diabetes em ratos de laboratório

Um estudo recente publicado na revista Cell, liderado por pesquisadores afiliados à Universidade do Sul da Califórnia (USC), sugere que uma dieta que imita o jejum pode ter efeitos benéficos na regeneração do pâncreas.


A dieta consiste em períodos de alimentação normal alternados com períodos de baixa ingestão calórica.


O estudo mostrou que essa dieta pode promover a geração de células beta produtoras de insulina, semelhante ao processo durante o desenvolvimento do pâncreas. Essas células beta são responsáveis por detectar açúcar no sangue e liberar insulina quando necessário.


Em ratos de laboratório com diabetes, a dieta que imita o jejum foi capaz de reverter os sintomas da doença, restaurando a secreção de insulina e a homeostase da glicose em modelos de ratos com diabetes do tipo 1 e tipo 2. Os resultados indicam que o jejum intermitente pode ser uma terapia natural e acessível para a regeneração do pâncreas e tratamento da diabetes.


Como funciona a dieta que imita o jejum?

Diferentemente do jejum tradicional, que consiste em se abster de todo tipo de alimento por um determinado período de tempo, uma dieta que imita o jejum permite que se consuma uma quantidade extremamente reduzida de calorias, geralmente durante um período de cinco dias, de uma forma que permite que sejam alcançados alguns dos mesmos benefícios terapêuticos de um jejum tradicional.


A abordagem da dieta que imita o jejum, desenvolvida por Longo, envolve limitar o consumo calórico diário para 800 a 1.100 calorias, durante cinco dias por mês. Essa técnica tem um alto índice de adesão, já que muitas pessoas acham um jejum de cinco dias à base de água muito desafiador. A estratégia de baixa ingestão calórica traz muitos benefícios e minimiza a ocorrência de efeitos colaterais indesejados.


Durante os cinco dias em que a ingestão calórica é limitada, é recomendável optar por alimentos com baixo teor de carboidratos e proteínas e ricos em gorduras saudáveis. Já durante o restante do mês, é permitido consumir uma dieta normal. O propósito é replicar períodos de alimentação adequada intercalados com períodos de fome.


Ainda que pareça simples, Longo faz questão de afirmar que o melhor é que a dieta seja seguida com acompanhamento médico. “Resumindo: não tente fazer isso em casa”, ele diz. “É [uma dieta] muito mais complicada do que se pensa”.


Outra ótima intervenção metabólica: jejum à base de água

Embora eu tenha inicialmente hesitado, atualmente considero o jejum à base de água durante alguns dias uma das formas mais eficazes de influenciar o metabolismo do corpo.


A razão é que esse tipo de jejum estimula as células do corpo a entrarem em um estado de "modo de segurança antienvelhecimento". Além disso, ele também promove a autofagia, que é o processo de autolimpeza celular mencionado anteriormente, graças à ativação de células-tronco.


Eu pessoalmente experimentei vários jejuns de cinco dias à base de água nos últimos meses e altamente recomendo como uma prática regular. Se você estiver preparado, acredito que poderá se beneficiar de realizar jejuns à base de água mensalmente se tiver problemas de resistência à insulina.


Contanto que você não seja uma pessoa anoréxica, de idade avançada, frágil ou esteja grávida ou enfrentando um problema sério de saúde, jejuar de três a sete dias tem tudo para ser benéfico; um curto jejum certamente não vai te matar, nem causará perda

muscular significativa. Com relação aos jejuns à base de água, a ABC Science declara:


“Após dois ou três dias em jejum, seu corpo obtém energia de duas fontes ao mesmo tempo. Uma parte muito pequena de sua energia vem da quebra do tecido muscular — o que pode ser evitado pela realização de exercícios de resistência — e a maior parte da energia vem da quebra de gordura corporal.


Porém, em pouco tempo, o corpo passará a obter toda sua energia apenas da quebra da gordura. As moléculas de gordura são quebradas em dois compostos químicos distintos: glicerol (que pode ser convertido em glicose) e ácidos graxos livres (que podem ser convertidos em outros compostos químicos chamados cetonas). Nosso corpo, incluindo o cérebro, pode funcionar com essa glicose e as cetonas até que não haja mais gordura a ser quebrada.


Em humanos, jejuar parece ter benefícios no combater à hipertensão, diabetes, asma e epilepsia em crianças. Já em animais, o jejum parece reduzir o declínio cognitivo causado por doenças como a de Parkinson e a de Alzheimer”.


Pode ser que você sinta que fazer o jejum intermitente primeiro vai preparar seu corpo (e sua mente) para um jejum apenas à base de água. Simplesmente aumentar o número de horas sem comer pode condicionar seu corpo a passar dias inteiros sem alimentos.


Acredito que a minha prática de realizar um jejum intermitente de 20 horas intermitente de forma intermitente, tem contribuído para que o meu jejum à base de água seja mais fácil de ser executado. Mesmo que sua rotina de jejum intermitente seja menor que 20 horas, essa prática poderá auxiliar seu corpo a iniciar o processo de utilização de gordura como fonte de energia.


Benefícios para a saúde de um estilo de alimentação que imita o jejum


O Livro “A dieta da longevidade: para uma vida saudável até aos 110 anos”, Longo sugere que o protocolo que imita o jejum beneficia a saúde e o bem-estar geral por ajudar a manter níveis saudáveis de:

  • Proteína C-reativa, um marcador de inflamação

  • Glicose em jejum

  • Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1), um marcador associado ao aumento da mortalidade e danos ao DNA.

  • Células-tronco e marcadores de regeneração

Além disso, de acordo com Longo, a dieta que imita o jejum tanto protege quanto rejuvenesce o corpo por causar regeneração e melhorar o desempenho de diversos sistemas corporais. Entre os benefícios para a saúde, Longo afirma que a dieta que imita o jejum:

  • Reduz os casos de câncer em quase 50 por cento

  • Atrasa o surgimento do câncer e resulta em mais tumores benignos e malignos

  • Melhora a cognição e sinais de envelhecimento

  • Fortalece o sistema imunológico, que retorna a um estado mais jovem

  • Diminui fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

A dieta que imita o jejum promove a eficácia do tratamento de doenças malignas

Após anos de pesquisa e experiência, Longo enfaticamente sugere que a dieta que imita o jejum seja construída como parte do tratamento do câncer. De acordo com ele, essa prática não somente melhorou significativamente a eficácia do tratamento, mas também reduzirá alguns dos efeitos colaterais. Nas palavras de Longo:


“Essa tem sido uma batalha difícil. Trabalhamos nos melhores hospitais oncológicos do mundo: MD Anderson, Mayo Clinic [e] USC Norris Cancer Center… Não queríamos ser os rebeldes... Lutamos muito, mas também queríamos que eles concordassem conosco.


Queríamos que os oncologistas dissessem: ‘Sim, essa [dieta] é uma boa estratégia’.

As preocupações com segurança... São, de fato, mínimas e os potenciais benefícios, muito altos... Em ratos, observamos constantemente sobrevida sem câncer mesmo em modelos com metástase.”


Segundo Longo, dietas que imitam o jejum podem ser especialmente tolerantes em casos de câncer avançado, onde a doença já se segue para outras partes do corpo, deixando poucas opções para o paciente. Em tais situações, ele encoraja os oncologistas a considerarem seriamente a incorporação da dieta que imita o jejum como uma complementação ao tratamento tradicional contra o câncer.


Até agora, Longo e sua equipe comprovaram a eficácia da dieta que imita o jejum para inibidores de quinase, quimioterapia e diferentes formas de câncer.


De acordo com Longo, há atualmente centenas de estudos clínicos em andamento sobre a dieta que imita o jejum, e novas informações sobre tratamentos emergentes são constantemente divulgadas. Uma dessas opções, segundo Longo, é a imunoterapia, que possibilita que o sistema imunológico identifique e combata o câncer.


Qualquer que seja sua situação em relação ao tratamento do câncer, Longo recomenda que você discuta a dieta que imita o jejum com seu/sua oncologista. Para começar, ele diz que você pode sugerir que ele/ela “ao menos leia os estudos clínicos já publicados”.

Longo acrescenta: “Acredito que é importante conversar com os pacientes [com câncer] a respeito [da dieta] e dar a eles uma oportunidade, principalmente quando eles não têm nenhuma outra opção viável”.


Cuidados importantes ao jejuar

Existem certas condições de saúde que encorajam uma supervisão médica mais intensa para garantir a segurança do jejum. Independentemente do seu estado de saúde, é importante conversar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de jejum.


Caso você tenha uma doença crônica, é importante que seu médico acompanhe de perto o seu estado de saúde e quaisquer possíveis complicações relacionadas ao jejum. Se você se encaixa em uma das seguintes condições, eu guardei a evitar o jejum ou avaliar cuidadosamente antes de aceitar:

É anoréxico(a) ou está muito abaixo do peso ideal

Está grávida ou amamentando

Tem saúde frágil ou está doente

Está tomando algum medicamento, principalmente se ele deve ser ingerido com alimentos

Tem doenças nos rins ou no fígado

Está tomando medicamentos para hipertensão ou hipoglicêmicos, devido ao risco de sobredosagem

Tem mais de 70 anos de idade, a menos que sua saúde seja excepcional


Realizar vários ciclos é fundamental para o sucesso da dieta que imita o jejum

Se você está em uma condição física adequada, é provável que perceba os benefícios ao adotar uma dieta que imita o jejum por cinco dias a cada 90 dias.


No entanto, se você estiver enfrentando problemas de saúde, como hipertensão, colesterol elevado ou obesidade, é mais provável que você obtenha sucesso seguindo ciclos remanescentes da dieta que imitam o jejum. Isso deve ser feito até que uma melhora significativa na saúde seja notada.


Longo destaca a importância dos ciclos para obter sucesso na dieta que imita o jejum. A alternância entre períodos de jejum e alimentação é essencial para aproveitar os diversos benefícios que ela oferece. Além disso, a realização de ciclos regulares ajuda a evitar os efeitos negativos relacionados ao jejum prolongado ou à subnutrição crônica.


Se as informações facilitadas neste artigo chamaram sua atenção para o jejum, você pode estar interessado em mudar seus hábitos alimentares. Os potenciais benefícios do jejum tornam a avaliação de cada tipo de intervenção valiosa, especialmente porque o corpo é naturalmente projetado para usar a gordura como fonte de energia primária e alternar entre períodos de jejum e alimentação adequada.


Como forma de assumir o controle sobre sua própria saúde, recomendo que você — sob orientação médica — considere seriamente um ou mais dos métodos de jejum a seguir:

  • Jejum intermitente

  • Jejum à base de água

  • Dieta que imita o jejum

- Recursos e Referências



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