• Ronaldo Gorga

Como criar bons hábitos alimentares em crianças


O que é um hábito? É uma conduta, comportamento ou ação repetida regularmente até que se torne parte de nossa vida, o que continuaremos a fazer quase inconscientemente. Muitos dos hábitos são aprendidos na infância, e são os pais os encarregados de ensiná-los aos filhos. Escove os dentes, durma cedo, por exemplo. A importância de incutir bons hábitos nas crianças no início da vida é que elas têm muito mais probabilidade de mantê-los na idade adulta. Alimentação saudável, outro exemplo.

Sugiro que você experimente estas dez dicas para criar bons hábitos alimentares em crianças:

1. Lavar as mãos antes de comer. Você aprende desde cedo que a higiene é essencial para prevenir doenças, pois é a primeira barreira contra germes como bactérias e vírus. Portanto, é fundamental educar as crianças para que tenham o hábito de lavar as mãos ao comer, fazer um lanche ou manusear os alimentos.

2.Você pode ter ouvido ou lido que as crianças precisam de uma rotina que envolva horários para suas diferentes atividades. Isso lhes dá segurança, certeza e eles aprendem a se organizar, a desenvolver a disciplina e a perseverança com naturalidade. Por esse mesmo motivo, um hábito essencial é estabelecer um horário diário de alimentação e lanches, o que é benéfico para o seu metabolismo e também evita que a criança "belisque" entre as refeições.

3. Hora do almoço. Deve ser um momento tranquilo, em que seu filho desfrute da comida, concentrando-se na comida, sem distrações, as telas que muitas vezes são utilizadas para as crianças “se divertirem”, e comer de tudo, é claro, de uma forma quase autômato. A criança deve se relacionar com a comida, interagir com ela, conhecê-la, usar todos os sentidos para comer. A hora das refeições também é o momento de se relacionar com a família, se comunicar e desenvolver habilidades de interação social. "A hora das refeições é sagrada", costumavam expressar os avós.

4. uma dieta balanceada e variada. Na verdade, quando crianças devem comer alimentos variados, apetitosos e nutritivos, como uma apresentação criativa que os desperta ou interessa, principalmente para um alimento apresentado pela primeira vez. Você deve garantir que todos os grupos alimentares sejam incluídos em suas refeições diárias para garantir a saúde, o crescimento e o desenvolvimento de suas ideias. Lembre-se também que a hidratação também é muito importante.

5. Quanto mais cedo para o seu filho, quando passar a alimentá-lo com mais naturalidade, sem adoçar nem temperar muito, você estará dando a oportunidade de adaptar melhor o seu paladar a sabores diferentes e ficará mais fácil comer alimentos saudáveis e implementar de vez esse hábito desde cedo.

6. Não recompense seu filho. "Vou te dar um picolé se você comer todo o brócolis." É muito fácil cair por causa do desespero e da frustração; Mas você fala para o seu filho que se ele for para a escola, ele vai ganhar um pirulito? Ou se ele tomar banho ou escovar os dentes, você vai recompensá-lo? Então, ir para a escola, tomar banho, escovar os dentes e dobrar roupas fazem parte da rotina que não exige uma recompensa em troca, por que comer? Uma alimentação saudável para as crianças deve ser algo natural, a cada dia, tornar-se um estilo de vida, do qual elas também devem desfrutar.

7. Não os force a comer algo que eles não querem. Nada excede a força ou é aconselhável. Devo buscar criar uma relação saudável entre a criação e os alimentos que como, que garantam sua saúde e bem-estar. Além disso, forçá-los a comer algo que não querem, causa acessos de ansiedade, choro e raiva, virando uma dura batalha à hora das refeições. Então o que é necessário? Com muita paciência, explore se você realmente não quer ter comida em oferta ou simplesmente não quer experimentá-la. Da mesma forma, você pode procurar novas opções para apresentá-lo ou alimentá-lo ou aguardar um momento prudente antes de oferecê-lo novamente. Respeite-os e é importante desenvolver bons hábitos.

8. Mantenha bons hábitos fora de casa. Isso é fundamental. Você saiu para comer num restaurante, recomendo evitar azia infantil. Fast food com falta de nutrientes etc. Além disso, não peça o refrigerante "porque é sábado e é hora de relaxar". Seja coerente, congruente e siga o exemplo, mas um suco natural de fruta preparado na hora ou um floco de água. É totalmente válido e positivo, recompensa e também sai da rotina.

9. Cozinhe em casa. Prepare refeições saudáveis ricas em nutrientes que nosso corpo precisa.

10. Explique a eles. Você não precisa dar a eles uma aula de nutrição sobre micro e macronutrientes, calorias, etc., mas é necessário explicar em termos simples por que eles devem comer alimentos que são bons para a saúde. Como as crianças ficam curiosas e com vontade de aprender, então perguntou: “O que é isso? Por que comer isso? Olhando em seus olhos e prestando toda a atenção no seu filho, explica o que isso? vai ajudá-lo a ser saudável, forte e feliz.