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  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Benefícios do colágeno para pele e articulações


O colágeno é a proteína mais comum e abundante no corpo, o que faz sentido quando se considera que um de seus principais objetivos é fornecer suporte estrutural a vários tecidos para permitir que eles se esticam sem comprometer sua integridade.


O colágeno é responsável por 25-30% da proteína corporal total, bem como 70-80% da proteína da pele, com base no peso seco.


Podemos encontrá-lo especificamente nos tecidos conjuntivos de todo o corpo, desde os músculos, ossos e tendões até os vasos sanguíneos e o sistema digestivo. Como um composto de aminoácidos essenciais, há apenas uma maneira de obter colágeno. Como o corpo não pode produzi-lo, ele deve ser obtido através da alimentação.


Historicamente, a dieta tradicional fornecia colágeno em grandes quantidades na forma de caldo com pés de galinha ou ossos de boi cozidos. Atualmente, poucos lembram e valorizam esse tipo de caldo caseiro como um fator importante, que criou toda uma indústria de suplementos de colágeno.


Embora possam ser úteis, testes de laboratório revelaram que muitos produtos populares de colágeno e caldo de osso contêm contaminantes indesejados, desde antibióticos e metabólitos de medicamentos prescritos até parabenos e inseticidas. O que destaca os perigos dos produtos não orgânicos.


Além de destacar os perigos desses produtos, foram levantadas questões sobre se o colágeno poderia realmente beneficiar a pele e o tecido conjuntivo, pois acreditava-se que provavelmente não sobreviveria à digestão.


No entanto, pesquisas mais recentes forneceram um mecanismo biológico de como o colágeno funciona, mostrando que certos peptídeos o realizam para deixá-lo intacto na corrente sanguínea. Mas antes de mergulharmos no assunto, vamos rever alguns dos fundamentos.


Tipos de colágeno

Embora muitos tipos diferentes de colágeno tenham sido cientificamente identificados, 80% a 90% do colágeno no corpo é classificado da seguinte forma:

  • Tipo I: O tipo mais abundante encontrado na pele, couros, tendões, tecidos conjuntivos e ossos de todos os vertebrados. Em suplementos, esse tipo de colágeno é derivado de vacas, porcos, galinhas ou peixes.

  • Tipo II: um componente principal da cartilagem. Suplementos deste tipo de colágeno são tipicamente derivados de aves

  • Tipo III: proteína fibrosa encontrada em ossos, tendões, cartilagens e tecidos conjuntivos. Suplementos deste tipo de colágeno são derivados de vacas, porcos, galinhas ou peixes.

Os suplementos de colágeno podem ser não hidrolisados ​​(não desnaturados) ou hidrolisados ​​(desnaturados). Em seu estado natural não hidrolisado, as moléculas de colágeno têm muito pouca absorção devido ao seu grande tamanho.


A hidrolisação refere-se a uma técnica de processamento que quebra as moléculas em fragmentos menores, melhorando assim a absorção intestinal. Por esta razão, a maioria dos produtos de colágeno, sejam tópicos ou ingeríveis, hidrolisam.


Benefícios do colágeno para a pele


Como o colágeno, muitos outros alimentos contêm aminoácidos, e se o colágeno se decompõem aminoácidos separados à medida que passa pelo processo digestivo, por que seria mais benéfico para seus ligamentos, articulações e pele do que qualquer outro aminoácido?

O colágeno hidrolisado, especificamente, permite que certos peptídeos entrem intactos na corrente sanguínea antes de se decompor.

Um peptídeo conhecido como prolil-hidroxiprolina (Pro-Hyp), que desempenha um papel importante na saúde e no reparo da pele, demonstrou permanecer intacto. Conforme observado em um estudo de 2017 publicado no The Journal of Agricultural and Food Chemistry :

"Estudos anteriores mostraram que o consumo oral de colágeno hidrolisado leva a níveis elevados de peptídeos no sangue, mas ainda não está claro se esses peptídeos atingem a pele.

Aqui, analisamos a concentração plasmática de peptídeos derivados de colágeno após o consumo de um colágeno hidrolisado contendo tripeptídeo elevado em humanos.


Identificamos 17 tipos de peptídeos derivados de colágeno de forma transitória, com um enriquecimento particular em Gly-Pro-Hyp. Portanto, propomos que os peptídeos funcionais possam ser transferidos para a pele com suplementos dietéticos de colágeno."

Da mesma forma, em um artigo de março de 2015, Caroline Brochard-Garnier, gerente de comunicação da Rousselot, fabricante de produtos de gelatina e colágeno para os mercados de medicamentos, alimentos e nutrição, explicou ao site Nutraingredients.com o mecanismo de ação da seguinte forma:


“Quando uma mistura de peptídeos de colágeno com peso molecular otimizado e biodisponibilidade avaliada é consumida, os peptídeos de colágeno menores são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea. A presença desses peptídeos no tecido da pele estimula as células da pele (fibroblastos) e ativa múltiplas vias bioquímicas que, por sua vez, levam a uma resposta amplamente aceita.

Acredita-se que pequenos peptídeos de colágeno agem como um sinal falso para a quebra de colágeno no corpo, desencadeando a síntese de novas fibras de colágeno, o que, por sua vez, aumenta a elasticidade da pele e reduz a formação de rugas. Também estimula a síntese de ácido hialurônico, o que leva ao aumento da hidratação da pele."

Benefícios adicionais do colágeno

O colágeno hidrolisado também demonstrou outros benefícios valiosos para a saúde, incluindo:

  • Reduzir a dor e rigidez nas articulações

  • Melhorar a cicatrização de feridas

  • Melhorar a pressão arterial e reduzir os danos cardiovasculares

  • Melhorar a tolerância à glicose

  • Fortalecer os ossos e melhorar a osteoporose

Alguns dos benefícios do colágeno hidrolisado também podem ser atribuídos à glicina que ele contém. Enquanto o colágeno contém 20 aminoácidos, a glicina é um dos três mais importantes. A glicina inibe o consumo de NADPH, o que reduz a inflamação e o dano oxidativo ao corpo.

O NADPH é usado como um reservatório de elétrons redutor para recarregar antioxidantes uma vez que eles são oxidados. O NADPH também é necessário para produzir seus hormônios esteróides e gorduras.


A suplementação de glicina pode ser benéfica para a prevenção ou tratamento da síndrome metabólica, complicações diabéticas, hipertrofia cardíaca e distúrbios hepáticos alcoólicos e não alcoólicos.



Diferenças entre colágeno e gelatina

A diferença entre o colágeno e a gelatina é que o colágeno é a matéria-prima e a gelatina é o produto obtido pelo cozimento do colágeno.

Se você já fez caldo de osso caseiro, encontrará uma camada de gelatina por cima quando esfriar. Esse é o colágeno de seus ossos e cartilagens que foi transformado em gelatina, um superalimento extraordinário.


Na verdade, preparar caldo de osso alimentado com capim é uma das melhores maneiras de obter colágeno saudável em sua dieta.


O colágeno hidrolisado (também conhecido como hidrolisado de colágeno) requer um processamento mais intenso e não pode ser produzido em casa. O colágeno hidrolisado e a gelatina são semelhantes, mas não idênticos. Embora ambos os produtos contenham os mesmos aminoácidos, eles têm propriedades químicas diferentes e, portanto, diferem em seus diferentes usos.


Em termos de saúde, como o colágeno, a gelatina hidrolisada demonstrou aumentar significativamente os peptídeos derivados do colágeno na corrente sanguínea, e ambos possuem propriedades curativas do intestino (e é por isso que são essenciais na alimentação saudável). ajuda a digestão, reduz a inflamação e restaura o revestimento intestinal, embora o colágeno hidrolisado tenda a ser mais facilmente digerido.


Como o colágeno hidrolisado foi dividido em componentes menores, ele pode se dissolver em líquidos quentes e frios, enquanto a gelatina só se dissolve em líquidos quentes. E, devido à falta de gelificação do colágeno, ele não pode ser usado como substituto da gelatina em pratos como pudins e molhos.


Existem inúmeras maneiras seguras de aumentar os níveis de colágeno

A qualidade é sempre uma das principais preocupações quando se trata de comprar um suplemento, e isso também se aplica aos produtos de colágeno. Uma vez que são derivados de partes de animais, os métodos de criação e alimentação dos referidos animais são de suma importância.


Aqui estão várias maneiras de aumentar os níveis de colágeno sem o uso de suplementos:


Preparando e consumindo caldo de osso caseiro, feito de aves ou vacas alimentadas com capim, os pés de galinha são ótimos, pois as garras de frango são particularmente ricas em colágeno

Aloe vera, tomado por via oral em forma de pó, duplicou a produção de colágeno e aumentou os níveis de ácido hialurônico em até 1,5 vezes em um estudo, reduzindo significativamente as rugas em mulheres com 40 anos ou mais

​O ácido hialurônico, que é um composto importante para o colágeno, pode ser encontrado em caldo de osso, carnes de órgãos e vegetais de raiz, ou tomado como suplemento. Demonstrou-se que o ácido hialurônico melhora a hidratação e a elasticidade da pele e reduz as rugas quando adicionado aos alimentos

A vitamina C é importante para a síntese de colágeno, portanto, sem a ajuda da vitamina C, a produção natural de colágeno será afetada.

​Frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem kiwi, tomate, pimentão, brócolis, laranja e outras frutas cítricas

​Antioxidantes, que protegem contra os radicais livres prejudiciais, aumentam a eficácia do colágeno existente. Bagas como mirtilos, amoras e framboesas são ótimas fontes de colágeno

​O alho contém enxofre, que é um componente necessário para a produção de colágeno, bem como ácido lipóico, que ajuda a reconstruir as fibras de colágeno danificadas

- Fontes e Referências



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