• Ronaldo Gorga

Alimentos nocivos que deixam você com fome


Combater o ganho de peso e a obesidade é um problema de saúde comum e caro, levando ao aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer e muito mais.


Pessoas com obesidade incorrem em despesas médicas mais altas e custos indiretos relacionados à perda de produtividade, transporte e mortalidade prematura, enquanto a obesidade é a razão pela qual 1 em cada 3 pessoas não se qualifica para o serviço militar nos Estados Unidos.


Embora a indústria de alimentos seja famosa por financiar programas de combate à obesidade por meio da atividade física, pesquisas mostram que alimentos processados, bebidas açucaradas e alto consumo de carboidratos são uma preocupação primordial. Além disso, a inatividade contribui para esse problema, enquanto o exercício por si só não neutraliza uma dieta pobre.


Os óleos vegetais processados, que são ricos em gorduras ômega-6 prejudiciais, são outra razão pela qual os alimentos processados ​​estão ligados a taxas mais altas de doenças cardíacas e outras doenças.


O óleo de soja, que é a gordura mais consumida em geral, tem se mostrado um fator importante na obesidade e no diabetes, pois regula os genes envolvidos na obesidade. O óleo de soja é mais obesogênico do que a frutose . Também foi demonstrado que causa alterações neurológicas no cérebro.




Esse vício é real



A junk food processada destrói o metabolismo e promove a obesidade por meio de diferentes mecanismos. Entre eles podemos encontrar a forma como esses alimentos afetam o controle do apetite. Numerosos estudos também mostraram que os alimentos processados ​​são viciantes.


Conforme detalhado no artigo intitulado: "A ciência por trás da fome emocional e do vício em comida", o corpo é projetado para regular naturalmente a quantidade de comida que você come e a energia que você queima. Os fabricantes de alimentos descobriram como substituir esses reguladores intrínsecos projetando alimentos processados ​​que são hiper recompensadores.


De acordo com a hipótese da recompensa, os alimentos processados ​​estimulam uma resposta de recompensa tão forte em nossos cérebros que é fácil comer demais. A "saciedade sensorial específica" é um dos princípios da indústria de alimentos processados.


Batatas fritas são as mais viciantes do mercado, contendo ingredientes "indutores de felicidade" como açúcar (que vem da batata), sal e gordura. E enquanto as empresas de alimentos odeiam a palavra "vício" quando se trata de seus produtos, os cientistas descobriram que o açúcar é viciante. Na verdade, o açúcar mostrou ser mais viciante do que a cocaína.


Uma pesquisa publicada em 2007 mostrou que 94% dos ratos que escolheram entre água com açúcar e cocaína escolheram água com açúcar. Mesmo os ratos viciados em cocaína mudaram sua preferência para o açúcar assim que tiveram a opção oferecida como alternativa. Os ratos estavam mais dispostos a trabalhar pelo açúcar do que pela cocaína.


Os pesquisadores especulam que os receptores de doces (dois receptores de proteínas localizados na língua), que evoluíram nos tempos antigos, quando a dieta era muito baixa em açúcar, não se adaptaram à alta ingestão de açúcar de hoje.


Como resultado, a estimulação criada por alimentos com alto teor de açúcar gera sinais de recompensa excessivos no cérebro, que têm o potencial de anular os mecanismos normais de autocontrole, levando ao vício e ao excesso de comida.



Junk food interfere no controle do apetite


Mais recentemente, pesquisadores australianos descobriram que comer fast food por uma semana prejudicava o controle do apetite, levando ao desejo de consumir mais junk food, mesmo depois de comer.


Eles também pontuaram mais baixo nos testes de memória, confirmando que uma dieta de estilo ocidental prejudica o aprendizado e a memória. Conforme relatado pelo Science Alert:


"As descobertas sugerem que isso prejudica o hipocampo, que é uma região do cérebro que suporta a memória e ajuda a regular o apetite. Quando nos sentimos cheios, acredita-se que o hipocampo acalma as memórias de alimentos, o que reduz o apetite. Quando é interrompido, esse controle pode ser interrompido, seriamente afetado".


Este experimento incluiu pessoas entre 17 e 35 anos, com índice de massa corporal entre 17 e 26% (levemente abaixo do peso a levemente acima do peso), que foram instruídas a consumir os seguintes alimentos:


Dois waffles belgas em um período de quatro dias

Uma refeição principal e uma bebida ou sobremesa de uma popular rede de fast food por dois dias

Nos dias 1 e 8, eles receberam sanduíche e milk-shake no café da manhã. O grupo controle recebeu o mesmo café da manhã no início e no final do estudo, mas foi instruído a comer normalmente pelo resto da semana.


Nos dias 1 e 8, eles completaram os testes de "querer e gostar" antes e depois do café da manhã, nos quais foram apresentados seis alimentos açucarados no café da manhã e solicitados a avaliar a intensidade de seu desejo de comer naquele momento . Da mesma forma, eles foram instruídos a consumir as amostras e avaliar sua preferência. Da mesma forma, foi solicitado que expressassem quanto mais achavam que poderiam comer naquele momento. Conforme relatado pelos autores:


"A exposição a alimentos de estilo ocidental por uma semana levou a um enfraquecimento no controle do apetite, medido por ambas as classificações no teste de desejo e gosto.


Antes da intervenção, os participantes observaram alimentos saborosos no café da manhã e expressaram o desejo de consumi-los, bem como avaliaram o quanto gostaram deles depois de comê-los. Este teste foi repetido depois que eles comeram o suficiente.


Nesses testes, as classificações de desejo caíram muito mais do que as classificações de gosto. Essa manifestação de controle do apetite, que é a expectativa de que a comida é menos desejável do que realmente têm, mudou após a intervenção dietética no estilo ocidental”.



Açúcar reduz a absorção de nutrientes


Um hambúrguer pode fornecer cerca de metade de suas necessidades calóricas diárias. Isso, junto com algumas batatas fritas e um refrigerante, pode fornecer calorias para um dia inteiro. No entanto, isso não oferece as vitaminas, minerais, enzimas vivas, micronutrientes, gorduras saudáveis ​​e proteínas de alta qualidade que o corpo precisa para funcionar, muito menos prosperar.


Isso foi demonstrado recentemente em um estudo sueco, que descobriu que quanto mais açúcar adicionado uma dieta contém, menor a ingestão de micronutrientes (ou seja, vitaminas e minerais).


Para examinar essa relação, os pesquisadores examinaram dados coletados em dois estudos populacionais suecos (o National Swedish Food Survey e o Malmö Diet and Cancer Study).


A ingestão de açúcar para cada indivíduo foi calculada subtraindo a frutose natural do teor total de açúcar de toda a dieta. A ingestão de energia do açúcar adicionado foi estratificada em seis grupos diferentes:


Eles também calcularam a ingestão de cálcio, folato, ferro, magnésio, potássio, selênio, vitamina C, vitamina D e zinco, e encontraram uma relação inversa entre a ingestão de açúcar adicionado e a ingestão de todos os nove micronutrientes. Como os autores do estudo observaram:


"Essas descobertas sugerem que em duas populações suecas, quanto maior o consumo de açúcar adicionado, mais provável é que a ingestão de micronutrientes seja afetada.


No entanto, embora as tendências sejam significativas e consistentes com as obtidas em outros estudos, são necessários mais estudos para estabelecer um limite para a ingestão adicional de açúcar com base na diluição de micronutrientes”.


Comer fast food por meses e anos é garantia de ganho de peso, mas o corpo ainda pode sentir fome e mau funcionamento devido à falta de nutrientes essenciais.


Depressão é causada por junk food

Além de promover a obesidade, alimentos industrializados e fast food também têm sido fortemente associados à depressão, principalmente entre adolescentes. Em um estudo de 2019, pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham analisaram o papel da dieta nos sintomas de depressão.


Para isso, analisaram a excreção de sódio e potássio na urina de 84 adolescentes de baixa renda. Níveis mais altos de sódio na urina podem indicar uma dieta rica em sódio, como alimentos processados ​​e lanches salgados. Enquanto que os baixos níveis de potássio indicam falta de frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis ​​ricos em potássio na dieta.


Como esperado, taxas mais altas de depuração de sódio e potássio foram associadas a sintomas mais frequentes de depressão durante o seguimento. "Este estudo foi o primeiro a demonstrar relações entre indicadores objetivos de alimentação não saudável e mudanças subsequentes nos sintomas depressivos na juventude", segundo os autores.


A ingestão de alimentos ricos em sódio e pobres em potássio pode desenvolver sintomas de depressão, influenciando negativamente os neurotransmissores e a função neuronal durante um período vulnerável.


“Dado o desenvolvimento cerebral substancial que ocorre durante a adolescência, as pessoas neste período podem ser particularmente vulneráveis ​​aos efeitos da dieta sobre os mecanismos neurais subjacentes à regulação emocional e à depressão”, escreveram os pesquisadores.


Além disso, uma dieta pobre influencia o desenvolvimento da depressão, alterando o microbioma intestinal, o que pode afetar ainda mais a função cerebral. Estudos anteriores também confirmaram a relação entre dieta e depressão entre crianças e adolescentes.


Quando os pesquisadores revisaram 12 estudos envolvendo crianças e adolescentes, foi revelada uma ligação entre alimentação não saudável e saúde mental ruim. Em contraste, aqueles com hábitos mais saudáveis ​​tiveram melhor saúde mental. Comer junk food também tem sido associado a um risco aumentado de sofrimento psiquiátrico e comportamento violento em crianças e adolescentes.


Os adultos também podem ser afetados por uma dieta baseada em alimentos não saudáveis.


Um estudo de 2016 descobriu que mulheres com uma dieta pró-inflamatória (que pode incluir muitos alimentos processados) eram mais propensas a ter sintomas depressivos recorrentes, enquanto uma revisão sistemática e metanálise de 2018, que analisou dados de 101.950 participantes, também encontrou um relação entre uma dieta pró-inflamatória e o risco de depressão.



Consequências dos alimentos ultraprocessados


Infelizmente, as pessoas nos Estados Unidos não apenas comem mais alimentos processados, mas 60% de seus alimentos são ultraprocessados, o que está no extremo do espectro "substancialmente modificado", que é o que normalmente é comprado nas lojas.


Qualquer alimento que não venha diretamente da videira, do solo ou das árvores é considerado processado. Dependendo do nível de mudança que um alimento passa, o processamento pode ser mínimo ou significativo. Frutas congeladas geralmente são minimamente processadas, enquanto alimentos como pizza, refrigerante, batatas fritas e itens de microondas são alimentos ultraprocessados.


A quantidade de açúcar entre os alimentos ultraprocessados ​​e processados ​​é significativa. A pesquisa mostrou que 21,1% das calorias em alimentos ultraprocessados ​​vêm de açúcar adicionado, em comparação com apenas 2,4% de calorias em alimentos processados ​​e nenhum em alimentos não processados.


Além da obesidade, depressão e outros problemas crônicos de saúde, os alimentos ultraprocessados ​​também diminuem a longevidade. Pesquisadores franceses descobriram que para cada 10% de aumento de alimentos ultraprocessados ​​que uma pessoa consumia, o risco de morte aumentava em até 14%.


Essa relação se manteve após a contabilização de fatores de confusão como tabagismo, obesidade e baixa escolaridade. Os principais fatores que impulsionaram o aumento da taxa de mortalidade foram as doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.


Na minha opinião, comer uma dieta composta por 90% de comida de verdade e até 10% ou menos de alimentos processados ​​pode fazer uma grande diferença no seu peso e na saúde geral.


Você deve tentar não comer alimentos ultraprocessados ​​ou comê-los apenas raramente. Conforme observado em um estudo de 2016, "Diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados ​​pode ser uma maneira eficaz de reduzir o consumo excessivo de açúcares adicionados”.



FONTES E REFERÊNCIAS