
Sabia que o ácido hialurônico é encontrado em quase todas as células do nosso corpo?
A principal função dele é reduzir o atrito das suas articulações, também é importante para nossa pele, agindo como suporte natural para a derme, fornecendo nutrientes e mantendo-os úmidos, de fato nossa pele consome a maior parte do ácido hialurônico em nosso corpo.
Nosso corpo pode produzir ácido hialurônico por uma enzima que combina dois açucares, o ácido D-glucurônico e a N-acetilglicosamina. Além do nosso corpo fabricar este ácido podemos obtê-lo a partir de alimentos como carne e o caldo de ossos.
Já alguns alimentos ajudam a sintetizar e otimizar a produção do ácido hialurônico em nosso corpo, por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, em magnésio, verduras de folhas escuras, nozes, abacate, banana e feijão são suas melhores escolhas nesse sentido. Isso porque deficiência de magnésio está sendo associada a anormalidades do ácido hialurônico.
A medida que envelhecemos a capacidade de produzir ácido hialurônico diminui, aumentando os riscos de desenvolver algumas condições relacionados a esse composto, como:
Fibromialgia: essa condição muitas vezes se dá pelo alto nível de acido hialurônico, por isso é necessário normalizar os níveis desse composto para aliviar os sintomas.
Osteoartrite;
Olhos secos;
Saúde da pele: o ácido hialurônico pode tornar nossa pele mais forte, mais lisa e mais firme;
Glaucoma: Redução de ácido hialurônico em nosso corpo pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma;
Ficou claro que o ácido hialurônico desempenha um papel importante nas funções diárias de nosso corpo, então como você o otimiza? A melhor maneira é pela dieta. Alguns alimentos sãos conhecidos por serem boas fontes de acido hialurônico, enquanto outros podem ajudam a aumentar a produção, eu recomendo:
Carnes: A maioria das carnes contem altos níveis de ácido hialurônico, você pode fazer um caldo com ossos, cartilagens e ligamentos para obter melhor esse composto.
Vegetais de raiz: Só tome cuidado com os excessos de alguns como a batata;
Alimentos ricos em vitamina C: o ácido ascórbico desempenha um papel importante na produção do acido hialurônico. Suas melhores escolhas incluem pimentões, laranjas, frutas cítricas e ervas como salsa e coentro.
Alimentos ricos em magnésio: Este mineral ajuda a sintetizar a produção do acido hialurônico. Suas melhores opções incluem bananas, maças, abacates, tomates, peras e pêssego.
Mas se mesmo consumindo estes alimentos você está sentindo sintomas relacionados a anormalidades do acido hialurônico, você deve considerar um suplemento para ajudá-lo.
Comments