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  • Foto do escritorRonaldo Gorga

A Obesidade pode acelerar o envelhecimento do fígado




A existência de uma série de problemas de saúde, como a resistência à insulina e o câncer, é frequentemente observada em indivíduos obesos, e recentemente, pesquisas sugerem que há uma explicação para isso. Embora a maioria dos tecidos e órgãos se envelheça de maneira uniforme, alguns fatores parecem ter o poder de acelerar o processo de envelhecimento.

Assim sendo, é possível que você pareça ter uma idade mais avançada do que aquela que consta em seu registro de nascimento, ou que certos órgãos apresentaram um envelhecimento mais acentuado do que outros - fenômeno denominado de "idade epigenética". Estudos sugerem que a obesidade, especialmente no fígado, é um fator que pode levar à inibição do processo de envelhecimento epigenético.


A Obesidade Acelera o Envelhecimento do Fígado

Um estudo recente constatou que, caso você apresente obesidade, é possível que seu fígado esteja passando por um processo de envelhecimento acelerado em comparação com os demais órgãos, o que pode aumentar o risco de doenças crônicas. A pesquisa revelou que, a cada aumento de 10 pontos no índice de massa corporal (IMC), a idade epigenética do fígado aumenta em 3,3 anos.


De acordo com os resultados, a cirurgia bariátrica não parece ter um efeito visível sobre a idade epigenética do fígado, mesmo quando há uma perda de peso considerável em um curto período. Além disso, a obesidade não parece ter influência no processo de envelhecimento da gordura, músculos ou sangue, sendo o fígado o único órgão afetado por esse fenômeno.


O professor de genética humana e bioestatística da Escola de Saúde Pública de Los Angeles da Universidade da Califórnia, Steve Horvath, e seus colegas conseguiram mensurar com precisão a idade epigenética de seleção de fígado por meio de um "relógio epigenético" criado pelo próprio Horvath. Esse método se baseia na metilação do DNA, que é o processo pelo qual um grupo metil (composto por um átomo de carbono e três de hidrogênio) é adicionado a uma parte da molécula de DNA.


A metilação do DNA é uma parte crucial da função celular saudável, permitindo que as células mantenham sua identidade e histórico, e é um processo importante na regulação da expressão gênica.

A metilação do DNA igualmente inibe os genes para coisas que você não quer, tais como genes relacionados a doenças virais e outras, e a metilação anormal do DNA desempenha papel crítico no desenvolvimento de quase todos os tipos de câncer.


Associação com a Frutose: Como Causa Tanto Obesidade Quanto Danos ao Fígado

A possível razão pela qual a obesidade pode contribuir para o envelhecimento precoce do fígado está relacionada à causa raiz tanto do ganho de peso quanto dos danos hepáticos: o consumo excessivo de frutose.


Você pode estar surpreso ao saber que a frutose é, de várias formas, muito similar ao álcool no que diz respeito aos danos ao organismo… e ao fígado.


Diferentemente da glicose, que pode ser utilizada por quase todas as células do corpo, a frutose é metabolizada apenas pelo fígado, já que esse órgão é o único que possui transportadores específicos para essa substância.


Já que a maioria dos frutose é processada pelo fígado, ela pode sobrecarregar e prejudicar o órgão da mesma forma que o álcool e outras toxinas. De fato, a frutose causa danos metabólicos semelhantes aos do álcool, e é quase indiferente a ele nesse aspecto.


O Dr, professor de Pediatria especializado em Endocrinologia da Universidade da Califórnia, afirma que a frutose é uma "toxina crônica para o fígado que está relacionada à dose". Assim como o álcool, a frutose é processada diretamente na gordura pelo corpo, em vez de ser transformada em energia celular como a glicose.


O Dr. explicou que existem três semelhanças entre a frutose e o subproduto gerado pela fermentação do álcool, o etanol:

  1. Ambos servem como substratos para conversão de carboidrato dietético em gordura, promovendo resistência à insulina, dislipidemia (níveis anormais de gordura na corrente sanguínea) e fígado gorduroso

  2. A frutose passa pela reação de Maillard com proteínas, levando à formação de radicais superóxidos livres que podem resultar em inflamação, similar ao acetaldeído, metabólito intermediário do etanol

  3. Ao estimular a ‘via hedônica’ do cérebro, tanto diretamente como indiretamente,” Dr. observou que a “frutose cria um hábito, e possivelmente uma dependência; também em paralelo com o etanol"


A Frutose é a Principal Causa da Epidemia de Obesidade

Além de prejudicar o fígado, os frutose são responsáveis ​​pelo aumento da obesidade em adultos e crianças. Para ganhar peso, é necessário que haja resistência à leptina, um hormônio que regula o apetite. Quando os níveis de leptina sobem, o corpo entende que está saciado e para de comer.

À medida que se torna cada vez mais resistente aos efeitos da leptina, você acaba comendo mais, o que é a principal causa da epidemia de obesidade tanto em adultos quanto em crianças. Além disso, muitas pessoas com sobrepeso têm dificuldade em oxidar gordura, o que leva a um estado de baixa energia. A questão é: o que causa esse processo básico e por que ocorre a resistência à leptina?

Nos últimos 25 anos, muitas de suas pesquisas (que são financiadas pelos Institutos Nacionais de Saúde) têm focado em estudos sobre a frutose e doenças relacionadas à obesidade. Sua tese é que, além de ser causada pelo consumo excessivo de calorias e falta de exercícios, a obesidade é primariamente causada pelo consumo excessivo de açúcar refinado, particularmente a frutose.

Os resultados da pesquisa do Dr. indicam claramente que os frutose, especialmente quando consumidos na forma de açúcar refinado, é uma causa significativa de resistência à leptina em animais e inibe a queima de gordura.


Ele explica que quando os animais são alimentados com frutose, perdem a capacidade de controlar o apetite, comem mais e se exercitam menos. Portanto, a frutose parece ter um impacto direto no ganho de peso.


De acordo com a pesquisa, os frutose têm efeitos na indução da síndrome metabólica independentemente do mecanismo que estimula o maior consumo de alimentos e bloqueia a queima de gordura. Isso significa que, mesmo quando o consumo calórico é controlado, os frutose podem afetar a composição do corpo e levar ao ganho de peso.


Quando se consome frutose, é gerada mais gordura no fígado para a mesma quantidade de energia consumida em comparação com outros tipos de açúcar. Isso significa que, mesmo se você restringir calorias em animais e fornecer uma dieta rica em frutose ou uma dieta rica em açúcar, eles ainda produzirão gordura no fígado e tornar-se-ão resistentes à insulina.


Quanta Frutose é Seguro Ingerir?

Pessoas com excesso de peso, diabetes, hipertensão ou que estão tomando medicamentos à base de estatina devem limitar o consumo de frutose a cerca de 15 a 25 gramas por dia, incluindo todas as fontes, para serem cautelosas.


Indivíduos com peso saudável e boa saúde também podem se beneficiar de limitar sua ingestão de frutose, especialmente aqueles provenientes de alimentos contendo xarope de milho com alto teor de frutose. Isso ocorre porque os efeitos do consumo de alimentos ricos em açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose podem se desenvolver ao longo do tempo.


As frutas contêm frutose, mas também são ricas em nutrientes e antioxidantes nutritivos para a saúde. No entanto, pessoas obesas devem ter cuidado ao consumir frutas com alto teor de frutose. Algumas frutas, como limões e limas, têm baixo teor de frutose e são seguras para o consumo. Outras frutas, como toranja, kiwi e bagas, têm baixo teor de frutose e são ricas em nutrientes. No entanto, sucos de frutas, frutas secas e algumas frutas com alto teor de frutose, como peras, maçãs vermelhas e ameixas, devem ser consumidos com moderação.


Os 19 Melhores Alimentos Para seu Fígado

Se você está acima do peso ou obeso, é importante incluir alimentos protetores do fígado em sua dieta, além de perder peso. Beber água suficiente é o primeiro passo, pois ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo. É recomendável beber água suficiente para que a urina fique com uma cor amarela clara. A combinação adequada de nutrientes nos alimentos também é essencial para manter o fígado funcionando corretamente. Alimentos fermentados: Alimentos fermentados como vegetais cultivados, fornecem ao organismo uma bactéria benéfica que auxilia a digestão e a desintoxicação. O kimchi, alimento fermentado, por exemplo, tem mostrado ajudar o organismo a destruir os pesticidas.

  • Legumes crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, repolho-chinês e nabo): Estes ajudam o fígado a neutralizar as toxinas, incluindo produtos químicos, pesticidas, medicamentos e carcinógenos.

  • Vegetais de folhas escuras (couve galega, couve de Bruxelas, repolho e dente-de-leão): Estes contêm grandes quantidades de enxofre que ajudam o fígado na desintoxicação. O dente-de-leão, particularmente, é conhecido pelo suporte à desintoxicação do fígado e à saúde.

  • Vegetais marinhos: Vários tipos de algas marinhas e algas marrons igualmente ajudam na desintoxicação e podem ajudar na prevenção do organismo contra a absorção de metais pesados e outras toxinas ambientais. Certifique-se de que os vegetais marinhos sejam provenientes de fontes de água não poluídas.

  • Brotos: Brotos contêm altos níveis de enzimas que servem como catalisadores de funções importantes do organismo. Uma pesquisa realizada recentemente sugere que o broto de brócolis pode ajudar o organismo a desintoxicar-se de poluentes ambientais, tais como o benzeno.

  • Alho, cebolas, chalotas e alho-poró: Estes alimentos são ricos em enxofre, incluindo o composto à base de enxofre chamado alicina, que é decisivo na desintoxicação do fígado.

  • Ovos orgânicos, pasteurizados: Ovos são fonte de proteína de alta qualidade que incluem todos os oito aminoácidos essenciais. O fígado precisa deles para ajudar na desintoxicação do organismo. A colina, encontrada na gema do ovo, também ajuda a proteger o fígado contra as toxinas.

  • Alcachofra: Contém cinarina e silimarina, que ajudam na saúde do fígado

  • Cogumelos: Cogumelos maitake, shitake e reishi são conhecidos por seus potentes agentes de suporte imunológico e também contém L-ergotioneína, poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar radicais livres.

  • Bagas: As bagas são ricas em fitoquímicos, incluindo antocianina, que pode inibir a proliferação de células cancerígenas do fígado.

  • Óleo de coco: Esta gordura saturada saudável é tão fácil de ser digerida pelo organismo que não necessita de qualquer enzima digestiva de gordura pancreática. Isto causa menos estresse ao fígado e ajuda-o a funcionar de maneira ótima.

  • Abacate: Contém gordura monoinsaturada saudável, ácido oleico e glutationa, importantes para a saúde do fígado.

  • Azeite de oliva extra-virgem, orgânico, não refinado, prensado a frio: Azeite de oliva de alta qualidade contém compostos anti-inflamatórios que ajudam o fígado a reduzir o estresse oxidativo do organismo (consuma este azeite não aquecido).

  • Sementes de linhaça, sementes de cânhamo e sementes de chia: contém gorduras ômega-3 de base vegetal que combatem inflamações juntamente com fibras saudáveis.

  • Ervas: Várias ervas ajudam na desintoxicação do fígado e seu funcionamento. São elas: gengibre, cominho, coentro, cardamomo, pimenta caiena, canela, erva-doce e açafrão (cúrcuma).

  • Carne orgânica de animal alimentado no pasto: Evitando o consumo de carne de animal criado em confinamento (CAFO) e escolhendo carne de animal alimentado no pasto, você evitará a ingestão de pesticidas, produtos químicos, hormônios e antibióticos que atacam ainda mais o fígado.

  • Sardinhas, anchovas e salmão pescados na natureza: Contêm gorduras ômega-3 anti-inflamatórias. Você pode encontrar esse tipo de gordura no óleo de krill.

  • Proteína do soro de leite em pó: A proteína do soro de leite fornece os aminoácidos necessários para a produção de glutationa, essencial para a proteção e funcionamento do fígado. Escolha proteína do soro de leite orgânico proveniente de vacas criadas no pasto.

Espirulina: Esta alga azul-esverdeada é um potente desintoxicador. Estudos realizados em animais sugerem que a espirulina também pode proteger o fígado, provavelmente como resultado de suas propriedades antioxidantes e sua habilidade em sintetizar e liberar óxido nítrico.


- Recursos e Referências

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