top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

PESSOAS MAGRAS SÃO SAUDÁVEIS?


Embora seja uma crença comum, o peso corporal de uma pessoa nem sempre reflete com precisão sua saúde. O peso não diz nada sobre a composição do seu corpo, nem indica onde a gordura oculta está se acumulando.

Ao longo dos anos podemos perder massa muscular e ganhar gordura, porém ter pouca mudança no peso. Essa mudança na composição corporal mesmo que não seja tão visível, pode trazer malefícios em sua saúde, especialmente quando há a presença de gordura visceral acumuladas em torno dos órgãos internos. Este tipo de gordura está relacionada com doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Outra curiosidade sobre peso e saúde é que foi feito uma pesquisa e revelou que mulheres que bebia duas ou mais bebidas açucaradas por dia tinha maior probabilidade de desenvolver níveis elevados de triglicérides e acumular gordura visceral, mesmo que não engordassem.

Mas então você quer dizer que posso ser magro e não saudável doutor?

Vamos esclarecer uma coisa, a questão central que causa problemas em nossa saúde é a resistência a insulina e à leptina, que é mais comum em pessoas com excesso de peso do que em magras. Porém independente do seu tamanho físico, medir seus níveis de insulina, leptina e colesterol pode lhe ajudar a saber como anda seu metabolismo, se você está indo em direção para alguma doença crônica, independente do peso.

Os riscos da obesidade são amplamente conhecidos, como pressão alta, lipídios anormais, câncer e diabetes, por exemplo. Nosso corpo foi projetado para funcionar corretamente quando estamos com o peso ideal, então tome cuidado em achar que você pode manter a saúde ideal com quilos a mais.

Mas como saber se você está com o peso ideal? Medindo seu IMC? Não, esta medida é bastante falha, especialmente para quem tem mais músculos, pois usando o IMC essas pessoas seriam classificadas como obesos (já que o músculo pesa mais que gordura), além disso essa medição não da nenhuma indicação de onde a gordura está localizada no corpo (isso é mais importante quando se trata de medir riscos cardíacos).

A melhor maneira de medir sua composição corporal é medindo o tamanho da cintura, pois essa circunferência é um indicador de riscos cardíacos e sensibilidade à insulina. Portanto pegue uma fita métrica e calcule a distancia em torno da menor área do abdômen, abaixo da caixa torácica e acima do umbigo.

Em meu Guia Essencial da Saúde eu abordo melhor essa medição e qual o tamanho indicado para mulheres e homens.

Você sabia que o IMC é uma medida ultrapassada? Aqui vão mais 6 coisas que você pode não saber sobre o peso:

  • Você pode mudar seu metabolismo (a atividade física pode ajudar)

  • Estresse pode engordar: circunstancias estressantes podem causar desejos por carboidratos além dos hormônios do estresse aumentar o armazenamento de gordura;

  • Tenha uma rotina de sono para perder peso: A privação de sono causa um desequilíbrio hormonal, diminuindo a leptina, aumento da grelina.

  • Açúcar é viciante: o açúcar ativa mesma área do cérebro que as drogas.

  • Antioxidantes também são anti-gordura: Os radicais livres danificam as células que dizem que estamos cheio. Livre-se deles comento vegetais ricos em antioxidantes.

bottom of page