Treino de força, é visto como uma atividade que visa a construção de músculos. Embora ele certamente construa massa muscular e força, seus benefícios vão além disso, sendo benéfico para o corpo todo, coração, cérebro e melhora humor.
Uma analise mostrou que treinamento de força reduziu significativamente os sintomas da depressão.
Embora o treino de força não seja uma cura definitiva para a depressão, ela pode melhorar os sintomas, como terapias e antidepressivos. As recomendações são que os treinos de força sejam durante dois dias na semana com 8 a 12 repetições de 8 a 10 exercícios par conseguir sentir essa melhora.
Além da melhora dos sintomas da depressão, treinamento de força causou:
Redução nos sintomas de ansiedade;
Melhoria na cognição entre idosos;
Melhoria na qualidade do sono;
Melhora da autoestima.
80% dos idosos deprimidos sentira uma redução significativa nos sintomas da depressão após 10 semanas realizando o treino de força. Este treino causa esse alivio nos sintomas pois aumenta fluxo sanguíneo para o cérebro e também libera substâncias químicas como endorfinas, norepinefrina e dopamina, amenizando alguns efeitos do estresse.
Também pode ser que o exercício melhore a percepção das pessoas sobre sua qualidade de vida e pessoas deprimidas tendem a ter uma qualidade de vida pior, assim contribuindo para sua melhora.
Além dos exercícios criarem novos neurônios, destinados a liberar um neurotransmissor que inibe o disparo excessivo de neurônio, induzindo a um estado natural de calma, semelhante a medicamentos ansiolíticos. Os níveis de anandamida também aumentam com exercícios de força, que bloqueia temporariamente os sentimentos de dor e depressão. E ainda esses exercícios melhoram a qualidade do sono.
Como visto acima o treino de força é um bônus para nosso humor, porém incorpore também uma variedade de exercícios, como treinamento intervalado de alta intensidade e treino de flexibilidade. Cada um tem seus benefícios exclusivos para o corpo e cérebro.
Futuros casos de depressão poderiam ser evitados com uma vida com pratica de exercícios regulares. Portanto se você tem depressão aposte nisso, comece aos poucos e depois vá aumentando gradativamente ao longo do tempo para sentir os efeitos em seu humor.
Você não precisa fazer academia para conseguir realizar treinamentos de força, eles podem ser feitos até em sua casa, sem equipamentos, só utilizando o seu próprio peso corporal, como flexões, portanto não se prenda a um movimento só.