É a doença que mais afasta pessoas do trabalho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e estatística), quase 18% dos casos de afastamento foram por causa de resfriado.
Muitas pessoas acham que o resfriado é causado por bactérias, o que um equivoco porque na verdade eles são causados por vírus, o que significa se o seu medico lhe prescrever um antibiótico, será ineficiente.
Sei que é uma doença muito comum, mas você sabe que a forma mais comum do vírus se espalhar não é pela tosse ou espirro? A forma mais comum é pelo contato corpo a corpo, por exemplo quando alguém com resfriado assoa o nariz, em seguida aperta sua mão ou toca em superfícies que você também toca, o vírus pode viver em canetas, teclados, canecas entre outros, sendo fácil entrar em contato com esse vírus no dia a dia.
Mas vale lembrar que não é porque você ficou exposto ao vírus que necessariamente vai pegar um resfriado. Se seu sistema imunológico está forte, as chances serão muito menores, porem se sua imunidade está prejudicada, é muito fácil contrair essa doença. Portanto para evitar resfriados, mantenha sempre seu sistema imunológico saudável, as maiores causas de sistema imunológico enfraquecido é:
Comer muito açúcar;
Não dormir o suficiente;
Deficiência de vitamina D;
Não aliviar tensões emocionais na rotina.
Normalmente resfriados normais duram entre 8 a 9 dias, mas cerca de 25% deles duram duas semanas e 5% a 10% duram até três semanas. Até os resfriados mais fortes melhoram em poucas semanas, sendo assim uma maneira de distinguir uma alergia de resfriado, enquanto o resfriado irá durar algumas semanas, os sintomas da alergia podem duram meses.
A rapidez com que nos recuperamos é definida pelos hábitos de vida de cada um, não estou falando sobre remédios para resfriados, redutores de febres que muitas pessoas tomam mesmo sem estar acima dos 38°C, não tendo necessidades de abaixa-la, os vírus não se reproduzem em temperaturas altas, então uma febre pode ajudá-lo a se livrar do vírus mais rápido.
Evite tomar analgésicos de venda livre, pois um estudo mostrou que pessoas que tomam aspirina e tylenol suprem a capacidade do corpo de produzir anticorpos que destroem o vírus do resfriado. Além de que aspirina vem sido associada com complicações pulmonares, incluindo edema pulmonar. Procure usar esses tipos de medicamentos somente quando for absolutamente necessário, quando está realmente com febre, dores fortes ou fraqueza.
Como dito acima comer açúcar pode prejudicar o sistema imunológico, assim quando você estiver resfriado não coma açúcar, adoçantes artificiais ou alimentos processados, pois nesse momento o corpo precisa de alimentos que melhores a imunidade, como por exemplo:
Ovos caipira orgânico;
Óleo de coco;
Cogumelos, principalmente shiitake e maitake;
Alimentos com ômega-3;
Alho;
Alimentos ricos em probióticos;
Beba bastante água;
Sopa de galinha.
Sim, está ultima opção realmente funciona, pois contém um aminoácido natural chamado cisteína, que pode diluir o muco em seus pulmões, ajudando a expulsa-los.
Estas foram opções de alimentos que melhoram nosso sistema imunológico, então vale a pena mudar nossa dieta quando estamos doentes. Porém existe três atitudes essenciais para ter um estilo de vida melhor, evitando resfriados.
Primeiramente durma a quantidade de horas necessárias para seu corpo, neste artigo você descobre o quanto você precisa dormir. Segundamente você deve manter uma rotina de exercícios físicos, pois estimula o sistema imunológico ajudando a reduzir doenças, um estudo mostrou que pessoas que se exercitavam todos os dias tinham 50% menos de chance de contrair um resfriado e quando pegavam os sintomas eram mais fracos do que em pessoas que não praticavam atividades físicas.
E a ultima dica é, lide da melhor maneira possível com seu estresse emocional, pois isto pode predispor nosso corpo a infecções, resfriados, encontrar maneiras de lidar com as emoções, contribuirá para um sistema imunológico forte e resiliente.
Se você já realiza todas estas dicas, mas quer garantir que não ficará doente, aposte também na suplementação, além de vitamina D, aposte no zinco, que quando tomado no primeiro dia de resfriado pode reduzir a duração e os sintomas dele, vitamina C, óleo de orégano e própolis.