Você o coloca em seu café ou chá, coloca em bolos e biscoitos, coloca até em seu suco, além de estar presente em muitos doces que as pessoas consomem diariamente, como refrigerantes, balas, sorvetes e também está presente em quase todos os alimentos processados, incluindo pães até ketchup. Isso mesmo estou falando do famoso açúcar.
A maioria das pessoas enxergam os alimentos que contém açúcar como delicias irresistíveis, porém acredito que há três palavras que descrevem melhor o açúcar: toxico, viciante e mortal.
O açúcar só é bom no sabor, pois é uma das substâncias mais prejudiciais que podemos ingerir, porém o consumo dele só vem aumentando, como ele está presente em nossa dieta diária cada vez mais adultos e crianças estão ficando viciadas em açúcar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 50% dos brasileiros consomem mais do que o necessário.
O que é mais preocupante é que estamos consumindo açúcar na forma de frutose ou xarope de milho, está forma de açúcar é 20% mais doce do que o refinado, porém é mais barato por isso fabricantes de alimentos e bebidas estão utilizando este tipo de açúcar para lucrar mais.
O corpo humano não é feito para consumir grandes quantidades de açúcar, ainda mais na forma de frutose, o corpo metaboliza os dois de forma diferente. A frutose é metabolizada direto na gordura o que pode causar problemas na sua saúde ao longo do tempo.
Mas como o açúcar age em nosso corpo e qual o efeito na minha saúde em ingerir muito açúcar?
O corpo pode metabolizar com segurança até seis colheres de chá de açúcar por dia, mas como a maioria dos brasileiros consomem mais que esta quantidade, o excesso do açúcar é metabolizado pela gordura corporal, podendo sobrecarregar seu fígado ocasionando em danos no mesmo, esses danos podem ser comparados com danos causados pelo excesso de bebidas alcoólicas.
Além disso ele engana seu metabolismo desligando o sistema que controla nosso apetite, pois não estimula a insulina, criando uma resistência a mesma no seu corpo. A frutose eleva os níveis de ácido úrico, o que é um fator de risco para doenças cardíacas e renais.
O açúcar ou frutose é um perigo para nosso corpo, podendo acarretar em problemas como:
Obesidade;
Diabetes tipo 2;
Hipertensão;
Demência;
Síndrome do ovário policístico.
E não para por aí, um estudo descobriu que a frutose é aliada das células cancerígenas acelerando seu crescimento e proliferação.
Você deve estar se perguntando se deve parar de consumir açúcar. A Resposta é não, o açúcar em sua forma natural não é totalmente ruim, desde que seja consumido com moderação, mas devemos evitar todos os alimentos que contém frutos, especialmente alimentos processados e refrigerantes.
Uma pesquisa mostrou que 74% dos alimentos processados possuem açúcar escondido atrás de outros 60 nomes. O ideal para uma alimentação saudável é que gastemos 90% em alimentos integrais ou orgânicos e 10% em alimentos processados. É recomendado que o consumo de frutose seja abaixo de 25 gramas por dia, não se esqueça que as frutas também possuem frutose, por mais que elas sejam ricas em nutrientes e antioxidantes, se consumida em excesso podemos ter problemas por causa da frutose. E nem pense em adoçantes artificiais como aspartame e sucralose, pois eles são até mais prejudicial que frutose.
Aqui vão umas dicas para ajudar em sua dieta. Primeiro aumente o consumo de gorduras boas, nosso corpo precisa de gorduras de fontes animais e vegetais, algumas opções de gorduras boas é óleo de coco, nozes, ovos caipiras, salmão e abacate.
Outra dica é tirar o refrigerante da sua vida, beba sempre água e consuma alimentos fermentados, pois bactérias presentes nesses alimentos podem ajudar na digestão e na desintoxicação, ajudando a diminuir a carga de frutose no fígado.