• Ronaldo Gorga

É por isso que você deseja chocolate


Seu corpo é projetado para regular naturalmente o quanto você come e quanta energia você queima. Parte de como isso acontece é através da liberação dos hormônios grelina e leptina.


Por exemplo, quando você come uma sobremesa açucarada, seu corpo aumenta a produção de leptina, que regula o apetite e o armazenamento de gordura.


A grelina, por outro lado, é conhecida como o "hormônio da fome", já que, em um estudo sobre a grelina, as pessoas que receberam o hormônio ficaram famintas, comendo muito mais do que a ingestão normal de alimentos.


A grelina parece agir nos centros de prazer do seu cérebro, fazendo com que você coma outra fatia de cheesecake, simplesmente porque você se lembra de como a primeira fatia foi saborosa e fez você se sentir (pelo menos na época).


Entre a liberação adequada de grelina e leptina, a ideia é que quando você come, seu corpo sabe sentir menos fome e para de comer. No entanto, existem muitos fatores que criam confusão e podem levar esse sistema ao erro.


Quando os níveis de insulina estão desequilibrados (por exemplo, na resistência à insulina), os níveis de grelina permanecem elevados, mesmo após a ingestão de alimentos, uma condição que causa fome crônica (especialmente por carboidratos), insalubre), consumo excessivo de alimentos e ganho de peso indesejado.


Sua mente (e seu humor) também influenciam seus desejos por comida, pois as junk foods foram criadas com a intenção de motivá-lo a comer mais.




"Neurônios da Fome": Seu corpo está programado para sentir a resposta negativa à fome



Quando você está com fome, os neurônios hipotalâmicos AGRP (expressão de proteína relacionada à cutia) desencadeiam sensações desagradáveis ​​em seu corpo. Isso, por sua vez, faz com que ele procure comida para aliviar esses sentimentos negativos. Em tempos de escassez de alimentos, esse mecanismo inato pode salvar vidas.


Em algum momento foi uma situação muito arriscada sair para comer, então a capacidade dos neurônios da fome fomentou sentimentos negativos que serviram para motivar a busca por comida.


No entanto, a comida agora está disponível em todos os lugares e você pode comer o quanto quiser, e parte da motivação para fazê-lo (embora inconscientemente) é desligar seus neurônios AGRP e se sentir melhor.



Junk food foi criado para te dar uma recompensa prazerosa



Os fabricantes de alimentos descobriram como manipular os reguladores intrínsecos da fome do seu corpo, projetando alimentos processados ​​que são feitos para oferecer uma "recompensa agradável".


De acordo com a "hipótese da obesidade por recompensa alimentar", os alimentos processados ​​criam uma resposta de recompensa tão forte em nosso cérebro que se torna muito fácil comer demais. Um dos princípios influentes para a indústria de alimentos processados ​​é conhecido como "saciedade sensorial específica".


O jornalista investigativo Michael Moss descreveu isso como "a tendência de ganho de peso, sabores diferentes para sobrecarregar seu cérebro".


As maiores conquistas dos fabricantes de junk food, sejam bebidas ou alimentos, devem sua “palatabilidade” a fórmulas complexas que despertam suas papilas gustativas, sem sobrecarregá-las, afetando assim a inclinação do seu cérebro a dizer “basta”.


Batatas fritas são algumas das junk food mais viciantes do mercado, contendo os três ingredientes que criam a felicidade: açúcar (da batata), sal e gordura. Infelizmente, alimentos saudáveis ​​como aipo e muitos vegetais não possuem esses atributos gratificantes. O açúcar em si também é altamente viciante.


Os pesquisadores especulam que seus "doces receptores" (dois receptores de proteínas localizados na língua), que evoluíram nos tempos antigos, quando a dieta era muito baixa em açúcar, não se adaptaram à alta ingestão de açúcar de hoje.


Portanto, a estimulação normalmente alta desses receptores por dietas ricas em açúcar gera sinais de recompensa excessivos em seu cérebro, que têm o potencial de manipular mecanismos autorreguladores e, assim, causar dependência.




Experimente o jejum de pico para vencer seus desejos por comida

Em primeiro lugar, como em qualquer outro programa de dependência, quanto menos você come de um alimento, menos desejos você terá, pois seu corpo se livra de todos os estímulos viciantes. Então, para vencer os desejos de comida, ironicamente, você precisa comer menos alimentos perigosos.


De fato, pesquisas mostram que as calorias do pão, açúcares refinados e alimentos processados ​​promovem a compulsão alimentar, enquanto as calorias de vegetais inteiros, proteínas e fibras diminuem a fome. Como você pode chegar ao ponto de comer principalmente alimentos integrais, quando seu corpo anseia por junk food?


Uma das maneiras mais eficazes que conheço para reduzir os desejos (e perder peso indesejado) é o jejum intermitente, pois isso ajudará seu corpo a ativar a queima de gordura em vez de açúcar como seu principal combustível.


Quando o açúcar não é necessário para seu combustível primário e quando seus estoques de açúcar estão baixos, seu corpo deseja menos.


Como regra geral, recomendo um novo tipo de jejum intermitente que chamo de Peak Fasting, que, ao contrário de outras versões de jejum intermitente, é feito todos os dias (no entanto, você pode alterar os dias com base em sua agenda ou compromissos sociais).


O processo é simples. Pare de comer três horas antes de dormir e não coma sua primeira refeição até depois das 13h às 18h. Nesse momento, verifique o seu nível de açúcar no sangue.


Você pode fazer isso a cada meia hora e quando começar a aumentar drasticamente, é uma indicação de que você precisa quebrar o jejum e comer alimentos, que entrarão em ação onde seu corpo começará a usar sua massa muscular magra para aumentar o açúcar no sangue.


Uma vez que você tenha superado seus desejos, você provavelmente colherá benefícios a longo prazo continuando o Pico do Jejum indefinidamente, não apenas para combater os desejos por comida, mas também porque pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e prevenir muitas doenças crônicas degenerativas.


Comer comida de verdade é a chave para combater os desejos

O esforço coordenado da indústria de alimentos processados ​​para tornar seus produtos o mais viciantes possível tem o infeliz efeito colateral de estimular o metabolismo a queimar carboidratos como combustível primário. Enquanto estiver no modo de queima de carboidratos, você terá um desejo enorme por esses tipos de alimentos.


Mais uma vez, o Peak Fasting é uma das maneiras mais eficazes de acabar com os desejos de junk food, especialmente os desejos de açúcar e grãos.


Não importa o quão inteligente você seja, seus desejos por eles diminuirão drasticamente, se não desaparecerem completamente, uma vez que seu corpo comece a queimar gordura como seu principal combustível, em vez de açúcar.


Além do Peak Fast, você precisará diminuir a quantidade de alimentos processados ​​que ingere e substituí-los por alimentos integrais de alta qualidade. Os elementos-chave de uma alimentação saudável para ajudá-lo a vencer os desejos de junk food são os seguintes. Para um guia completo, por favor, dê uma olhada no meu Plano de Nutrição:


• Evite açúcar refinado, frutose processada, grãos e alimentos processados


• Faça uma dieta saudável de alimentos integrais, de preferência orgânicos, e substitua os alimentos processados ​​que você elimina por:


  • Quantidades indiscriminadas de gorduras saudáveis ​​de alta qualidade (saturadas e monoinsaturadas). Muitas pessoas se beneficiariam de consumir até 50-85% de suas calorias diárias como gorduras saudáveis.


Embora isso possa parecer muito, lembre-se de que, em termos de volume, a maior parte do seu prato deve ser composta de vegetais, pois contêm muito poucas calorias.


A gordura, por outro lado, tende a ser muito rica em calorias. Por exemplo, uma colher de sopa de óleo de coco tem cerca de 130 calorias de gorduras saudáveis. As fontes ideais incluem:


  • Azeitonas e azeite


  • Coco e óleo de coco


  • Manteiga feita de leite orgânico alimentado com capim


  • Nozes orgânicas cruas, especialmente nozes de macadâmia, que são pobres em proteínas e gorduras ômega-3


  • Gemas de ovos orgânicas e carnes alimentadas com capim


  • abacates




  • Grandes quantidades de vegetais fermentados, orgânicos e de alta qualidade, cultivados localmente, de preferência brotos cultivados em casa


  • Quantidade baixa a moderada de proteína de alta qualidade (carne criada organicamente e ovos caipiras)




Como se livrar dos desejos de comida movidos emocionalmente


Muitos desejos de comida são criados por suas emoções. Se você for direto para uma fatia de pizza ou um pote de sorvete quando estiver estressado, solitário, irritado ou triste (ou no outro extremo, quando estiver super animado e feliz), poderá ser impedido de buscar alimentos não saudáveis ​​sempre que você experimenta essas emoções.


Enquanto isso, se você mantiver pensamentos e sentimentos negativos sobre si mesmo enquanto tenta tomar medidas para melhorar sua saúde e eliminar seus desejos, é garantido que não terá sucesso.





FONTES E REFERÊNCIAS